Atriz Maria Casadevall reflete sobre tempo afastada das telas, conta que pensou em desistir da atuação e que pausa a ajudou a reconhecer sexualidade; veja
A atriz Maria Casadevall, de 36 anos, está de volta ao teatro com a peça Camilo. Em entrevista recente, a artista falou sobre o período que tomou para se conhecer após a pandemia e sobre o que almeja para o futuro.
Em depoimento ao jornal 'O Globo', a paulistana revelou que o tempo foi importante para que enxergasse algumas amarras que a prendiam silenciosamente, ela cita a da heteronormatividade compulsória.
“É um sistema patriarcal e, conforme eu questionava isso, percebia o nível de violência contra mim. Porque sempre vivi experiências homoafetivas, mas achava que a heterossexualidade era a norma. Aos 19 anos, eu me apaixonei pela primeira vez por uma mulher, mas nunca tinha assumido uma relação”, contou ela, que namora desde 2021 com a musicista Larissa Mares.
Maria dividiu que chegou a questionar se voltaria a atuar: “Cheguei a me perguntar se queria continuar a ser atriz [...] E acabei me reconhecendo como uma criadora. Tinha dificuldade de me entender como alguém capaz de explorar outras possibilidades de criação. Este sempre foi um lugar reservado aos homens, sobretudo brancos”. Seguindo como atriz, ela também pretende se dedicar à música, à direção e à escrita.
Ver essa foto no Instagram
A artista estrelou Amor à Vida, em 2013, e se tornou uma das principais estrelas do canal ao viver um casal muito querido com o ator Caio Castro. Ela ainda atuaria produções como Lili, a Ex e Vade Retro.
"Depois de três anos de estudo e formação mais quatro trabalhando com a Cia de Teatro Os Satyros, no centro de São Paulo, do nada cochilei na Praça Roosevelt e acordei no Projac. Só que não. Não mesmo. Reconhecendo com respeito a emissora que desde o início acolheu também com respeito meu trabalho. A verdade é que a televisão nunca tinha sido um objetivo de carreira como prioridade e o teatro já significava o apogeu do ofício pra jovem atriz que eu era", disse.