Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / RECUPERAÇÃO

Lutando contra câncer maligno há 5 meses, mãe de Isis Valverde desabafa: 'Destruída'

Rosalba Nable, mãe de Isis Valverde, desabafa momento delicado durante luta contra câncer de mama maligno; a pedagoga fez um relato comovente na web

Andrew Oliveira
por Andrew Oliveira

Publicado em 15/10/2024, às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lutando contra câncer maligno há 5 meses, mãe de Isis Valverde desabafa: 'Destruída' - Reprodução/Instagram e Foto/Manuela Scarpa/Brazil News
Lutando contra câncer maligno há 5 meses, mãe de Isis Valverde desabafa: 'Destruída' - Reprodução/Instagram e Foto/Manuela Scarpa/Brazil News

Após descoberta de tumor maligno na mama, há 5 meses, Rosalba Nable, mãe de Isis Valverde, fez um profundo desabafo em seu perfil no Instagram. Ela detalhou como tem enfrentado cada etapa do tratamento e contou que recentemente, terminou as sessões de quimioterapia. Além de pedagoga, Rosalba é advogada e escrivã. 

Na última segunda-feira (14), a mãe da atriz iniciou as sessões de radioterapia: "Após 6 meses de luta e resistência, iniciei o percurso para a radioterapia. Serão 15. Durante 3 semanas, de segunda a sexta, no mesmo horário", disse a pedagoga.

"Hoje fiz a ressonância para que a radioterapeuta possa demarcar os locais por onde as radiações ionizantes (que são um tipo de energia para destruir as células do tumor ou impedir que elas se multipliquem) vão entrar em meu corpo", pontuou.

"São feitas marcas com uma caneta apropriada e essas marcas são protegidas com adesivos que não saem com água para garantir que o paciente fique sempre na mesma posição durante a radioterapia. A posição é um pouco desconfortável (braços acima da cabeça), mas é rápido. Essas radiações não são vistas durante a aplicação e me garantiram que não se sente nada durante a aplicação. Ao final, vou dividir com vocês a realidade disso tudo. (continua nos comentários)", completou.

"O caminho até aqui foi duro, dolorido e muitas vezes me senti destruída mentalmente, sem forças para acreditar que seria possível. E foi possível? Essa pergunta requer uma dupla resposta, o que, ao mesmo tempo, não exclui outras respostas. Na cirurgia e quimioterapia vivenciei uma longa, escura e assombrada noite. Uma desesperada escuridão que assola e devasta a alma. O diagnóstico de CA se parece com um labirinto onde existem muitas portas, todas misteriosas e tenebrosas. Ou vc as abre ou permanece ali, naquele corredor estreito e sem volta. Pois é. Não existe outra escolha, racionalmente inteligente, a não ser seguir. A primeira porta conduz a uma câmara de tortura(a cirurgia)", continuou.

"A segunda se abre para um depósito de armas(a quimioterapia). A terceira porta, a que abro agora, após 5 meses de dor e medo, abriga flores mas elas estão cobertas de espinhos. Mesmo assim (pq o mundo segue mesmo sem você), é outubro e esse mês anuncia a vida florindo quando isso acabar. Já fica mais fácil e consolador pensar que nada disso vai voltar, nunca mais. Na radioterapia dizem não existir dor, nem agulhas, nem efeitos colaterais agressivos e tem um momento em que precisamos descansar. Creio ter chegado o meu momento de esquecer o intenso sofrimento. E olhem: Meus cabelinhos decidiram começar a querer nascer; É primavera de 2024 em SP; Estou solidamente tentando acreditar que sim, é possível uma vitória. Seguimos juntas", finalizou a mãe da atriz.

Cantora luta contra o câncer

Em uma recente entrevista, o oncologista Jorge Abissamra falou sobre o caso da cantora Preta Gil, que atualmente enfrenta um desafio com um câncer no intestino diagnosticado em 2023. Inicialmente considerada curada em dezembro do mesmo ano, a doença reincidiu após oito meses, manifestando-se em quatro regiões distintas: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter.

LUCAS BOVE E O PAI DISCUTEM EM ÁUDIO VAZADO

Mais um capítulo do fim polêmico do casamento do deputado estadual Lucas Bove e Cíntia Chagas. Três meses já se passaram, mas um áudio acabou vazando, onde o político discute com o pai, Osman Bove. No áudio, Osman Bove reprova totalmente a atitude filho após ter expulsado a ex de casa.

"Não é mesmo, cara, você não é igual a mim não. Você está muito mais parecido com a sua mãe. Você gosta disso, você gosta é do confronto, de ser soberbo, de encher o saco dos outros, é isso. Isso é resposta que você me dá? Não querer falar com seu pai?", disse Osman no áudio em que o Portal LeoDias teve acesso.