Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / SAÚDE

Médica alerta sobre diagnóstico da atriz Bruna Griphao: 'É grave'

No BBB, a atriz Bruna Griphao revelou diagnóstico preocupante

Dra. Brianna Nicoletti Publicado em 02/04/2025, às 23h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bruna Griphao teve crise alérgica a camarão - Foto: Reprodução/Globo
Bruna Griphao teve crise alérgica a camarão - Foto: Reprodução/Globo

Bruna Griphao (26) foi diagnosticada com alergia a camarão, o que ficou em evidência durante sua passagem pelo BBB 23. A atriz ingeriu um prato com o crustáceo durante um almoço do anjo e levou advertência da produção do reality devido aos riscos. 

Na época, a famosa ficou com o rosto inchado e precisou de atendimento médico urgente para normalizar o seu quadro de saúde. Contigo! entrevista a Dra. Brianna Nicoletti, médica alergista e imunologista, que explica a alergia ou hipersensibilidade como uma das mais perigosas. 

O recomendado é não consumir o alimento, principalmente se a pessoa já teve uma primeira crise. É comum que em novos episódios as reações ocorram de forma mais intensa, colocando a vida do em risco. 

"Pode [ser grave], e muitas vezes é. A alergia a camarão está entre as que mais provocam anafilaxia [inchaço na garganta]. Por isso, pessoas com histórico de alergia a frutos do mar devem evitá-los completamente e carregar medicação de emergência, como a caneta de adrenalina", diz. 

"O camarão contém uma proteína chamada tropomiosina, que é altamente alergênica. Muitas pessoas possuem sensibilidade imunológica a essa proteína, e por isso têm reações ao consumir crustáceos como camarão, lagosta e caranguejo", complementa. 

LEIA TAMBÉM:BBB 25: Maike participa de dinâmica para ganhar R$ 90 mil; saiba o resultado

A especialista ressalta que a alergia pode ocorrer em qualquer fase da vida, o que pode ocorrer por questões alimentares, medicamentosas e até químicas. O ideal é saber reconhecer os sinais iniciais e buscar ajuda médica, principalmente em caso de manchas na pele, por exemplo. 

"A alergia pode surgir em qualquer fase da vida, mesmo que a pessoa tenha consumido camarão antes sem problemas. Ela ocorre quando o sistema imunológico começa a produzir anticorpos contra a tropomiosina, e nas exposições seguintes, reage de forma exagerada ao contato com essa proteína", diz.