Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / SAÚDE

Médica explica processo de emagrecimento de Lexa com luto: 'Mudanças drásticas'

Em suas redes sociais, Lexa tem compartilhado mais detalhes de sua rotina de exercícios físicos durante o processo de luto envolvendo Sofia

Júlia Wasko
por Júlia Wasko
jwasko@perfilbr.com.br

Publicado em 09/04/2025, às 10h37 - Atualizado às 12h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A médica explicou mais detalhes do processo de emagrecimento de Lexa - Reprodução/Instagram
A médica explicou mais detalhes do processo de emagrecimento de Lexa - Reprodução/Instagram

Nas últimas semanas, Lexa tem compartilhado em suas redes sociais mais detalhes de seu processo de retomada dos exercícios físicos. A cantora admitiu que está com dificuldades para emagrecer após a gestação de Sofia, sua primeira filha que morreu com apenas três dias de vida. Em entrevista à Contigo!, Dra. Ana Luisa Vilela fala sobre a relação entre o luto e as práticas esportivas.

A especialista aponta que a dificuldade no processo de emagrecimento de Lexa pode estar em uma série de fatores, como a pré-eclâmpsia, desajuste hormonal, gestação e dificuldade pelo luto. "Também há o período em que Lexa ficou em repouso, podendo ter aumentado a perda de massa muscular, que é fundamental para a perda calórica", esclarece.

"O luto é um momento difícil no qual nossa vida sofre mudanças drásticas de comportamento e uma tristeza profunda chega em nosso cotidiano. É comum mudança de hábitos alimentares priorizando alimentos que nos dão prazer e conforto (...) A gestação em si já acarreta um ganho de peso que, por muitas vezes, é compensado no período de amamentação, o que não aconteceu com a cantora. Emagrecer no geral exige esforço e dedicação, mas não é impossível", explica.

Para a Contigo!, a nutróloga ainda destaca que a cantora deve seguir uma estratégia personalizada para emagrecer neste momento, principalmente para preservar sua saúde física e mental: "Fígado, rins e coração são diretamente impactados com o quadro. Ela deve priorizar o controle da pressão e não usar suplementos desnecessários ao processo, e alternar exercícios de condicionamento cardiovascular adaptado para ela e musculação focada e ganhos musculares".

"A dieta tem que ser saudável e ao mesmo tempo não muito restritiva para que ela tenha todos os nutrientes necessários para perder peso e ganhar músculos saudáveis", acrescenta. A especialista ainda aponta que fatores como controle rigoroso hormonal para estabilização dos mesmos, trabalhar a qualidade do sono e estabilizar o ciclo circadiano ajudam no controle do cortisol, hormônio do estresse, e priorizar a saúde mental para um recomeço feliz, apesar das cicatrizes, também é fundamental.

"Emagrecer é só um ato de saúde, é um sinal de que o corpo tem saúde e pode dispor de sua reserva energética com tranquilidade. É sinal de que os nutrientes estão balanceados com a necessidade diária (...) É uma quebra de expectativas, frustração e dor para todos que acompanham o processo. O pré-natal surgiu para isso, minimizar riscos totalmente possíveis. Nós, médicos, sabemos que, apesar de fisiológico, grandes problemas podem acontecer durante o parto. A eclampsia é um dos mais graves, pois põe a vida da mãe e do feto em risco pleno", finaliza.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Lexa (@lexa)

Leia também: Especialista avalia dificuldade de Lexa para emagrecer após gravidez: 'Ainda mais desafiador'