Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / ATUALIZAÇÕES

Médico detalha estado de Lula após acidente: 'Traumatismo craniano'

Médico fala sobre estado de Lula após presidente bater a cabeça e ter compromissos cancelados; confira!

Renata Garre
por Renata Garre
[email protected]

Publicado em 22/10/2024, às 09h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Médico detalha estado de Lula após acidente: 'Traumatismo craniano' - Reprodução/Instagram
Médico detalha estado de Lula após acidente: 'Traumatismo craniano' - Reprodução/Instagram

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retomou suas funções nesta segunda-feira (21), após ter se acidentado em sua residência oficial, o Palácio da Alvorada, no último sábado (19). Durante o incidente doméstico ocorrido no banheiro, Lula sofreu um ferimento na região da nuca, que exigiu a aplicação de cinco pontos.

Apesar do retorno ao trabalho, o chefe do Executivo precisará seguir recomendações médicas que incluem evitar esforços físicos intensos e manter-se em estado de "repouso relativo" nos próximos dias. O médico Roberto Kalil, responsável pela saúde do presidente há três décadas, afirmou em entrevista ao programa Estúdio 1 da GloboNews que serão necessárias medidas cautelosas adicionais, como a restrição a viagens longas durante o período de recuperação.

“Ele simplesmente, eu não estava no local… Foi sentar num banco e, veio para trás – o que é muito comum esses acidentes em casa, esses acidentes são realmente perigosos – e bateu com a nuca”, disse o profissional.

“Se eu bato a cabeça na parede é um traumatismo craniano e isso requer observação. Pode ter aumento do sangramento, dor de cabeça, alguns outros tipos de complicações, que no caso dele são raras, mas que podem acontecer. São 72 horas de vigilância, por isso que foi um consenso não viajar", acrescentou.

PRONUNCIAMENTO DA EQUIPE DO PRESIDENTE LULA

Em nota, a equipe do presidente Lula explicou o motivo do cancelamento repentrino da viagem à Rússia, que aconteceria no domingo (20). "O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por orientação médica, não viajará para a Cúpula dos Brics, em Kazan, devido a um impedimento temporário para viagens de avião de longa duração", inicia o texto.

"O presidente irá participar da Cúpula dos Brics por meio de videoconferência e terá agenda de trabalho normal essa semana em Brasília, no Palácio do Planalto", completa o comunicado do presidente.

Leia também: Claudia Raia se pronuncia após críticas por usar a Lei Rouanet: 'R$ 5 milhões do Lula'