Sarah Femina contou em suas redes sociais que descobriu uma trombose profunda na perna esquerda enquanto gravava um vídeo nas redes sociais
Sarah Femina surpreendeu seus seguidores nas redes sociais ao compartilhar que foi diagnosticada com trombose profunda na perna esquerda. Há três meses, a influenciadora digital estava gravando um vídeo quando percebeu que sua perna ficou escura. Aos 21 anos, ela precisou ficar internada para realizar o tratamento da doença. Em entrevista à Contigo!, Dr. Alex David Titinger explicou mais detalhes da situação.
"A trombose venosa profunda é a formação de um coágulo de sangue, chamado de trombo, é uma veia do corpo, geralmente nas pernas. O perigo reside em que esse coágulo pode se desprender e ir até os pulmões e causar um infarto pulmonar, mais conhecido como a embolia pulmonar. É um quadro dramático que pode levar até a morte", explica.
"Os principais sinais e sintomas de uma trombose venosa profunda são dor ou sensibilidade na perna, geralmente nas panturrilhas, inchaço ou edema, calor na área afetada, vermelhidão e aparecimento também de veias dilatadas ao redor do quadro", acrescenta.
O especialista ainda destaca que o tratamento para a trombose venosa profunda pode ser realizado de maneiras diferentes, dependendo do caso de cada paciente: "O tratamento da trombose venosa profunda se baseia principalmente no uso de anticoagulantes, que impedem que o coágulo cresça e que haja formação de novos coágulos".
"Também temos a trombolise, em casos mais graves, medicamentos que se caracterizam por dissolver o coágulo. Existe também, em algumas situações, filtros na veia cava que são utilizados quando eventualmente os anticoagulantes são contraindicados e previnem que o coágulo chegue até os pulmões. Também o uso de meias elásticas, meias de compressão, são muito importantes no tratamento", aponta.
Em seu relato, Sarah Femina contou que está realizando um tratamento com anticoagulantes e já conseguiu retomar sua rotina normalmente, mas sem fazer esforço físico. "É um quadro não tão incomum e que geralmente ataca mulheres jovens. E um dos perigos maiores é o cigarro, concomitantemente ao uso de contraceptivos, ao uso de remédios para evitar a gravidez", finaliza o profissional.
Ver esta publicação no Instagram
Leia também: Especialista revela principais causas do aumento da trombose venosa profunda