Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / ESCLEROSE MÚLTIPLA

Médico explica recuperação dos movimentos de Jahde Borg após diagnóstico: 'Resposta individual'

Ex-participante do Corrida das Blogueiras, reality show do DiaTV, Jahde Borg ficou internada na UTI

Dr. Wandyk Allison Publicado em 15/04/2025, às 19h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jahde Borg faz fisioterapia para recuperar movimentos do corpo - Foto: Reprodução/Instagram
Jahde Borg faz fisioterapia para recuperar movimentos do corpo - Foto: Reprodução/Instagram

Jahde Borg, ex-Corrida das Blogueiras, reality show apresentado por Edu Camargo e Fih Oliveira (Diva Depressão) no DiaTV, está em processo de recuperação das complicações provocadas pela esclerose múltipla. A influenciadora digital recebeu o diagnóstico em dezembro do ano passado e ficou meses internada na UTI do Hospital Luz Vila Mariana, em São Paulo.

A youtuber teve sua mobilidade afetada pela doença autoimune, crônica e progressiva que afeta o sistema nervoso central e não tem cura. Com dificuldade para andar, ela passou a contar com uma rede de apoio e usou cadeira de rodas por um período. Agora, deu um novo passo ao passar para um andador. 

Na semana passada, a famosa compartilhou com seus seguidores o processo da evolução do seu quadro clínico. Esperançosa, Borg destacou empolgação ao testar o seu novo andador, o que foi comemorado pelos fãs. 

A Contigo! entrevista o Dr. Wandyk Allison, médico integrativo, que explica detalhes das sequelas provocadas pela EM. De acordo com o especialista, a recuperação é possível e depende de uma combinação de fatores ligados ao corpo. 

"A esclerose múltipla (EM) é uma doença autoimune que ataca a mielina, substância que reveste e protege as fibras nervosas no sistema nervoso central. A destruição da mielina prejudica a condução dos impulsos nervosos, levando a sintomas neurológicos. Embora o corpo tente reparar os danos por meio da remielinização e da neuroplasticidade, essas respostas nem sempre são suficientes, resultando em sequelas permanentes", diz. 

O médico ressalta que o diagnóstico precoce é fundamental para evitar sequelas permanentes. No entanto, em casos de mobilidade reduzida, como o da influenciadora, o tratamento envolve fisioterapia e terapias ocupacionais. 

"A recuperação dos movimentos é possível, especialmente com diagnóstico e tratamento precoces. A reabilitação, incluindo fisioterapia e terapias ocupacionais, desempenha um papel crucial na recuperação funcional. No entanto, a extensão da recuperação varia entre os pacientes, dependendo da gravidade dos danos e da resposta individual ao tratamento", finaliza.  

INFLUENCIADORA MOSTRA RECUPERAÇÃO: