Médico faz alerta sobre câncer de bexiga após declarações de Paulo Zulu sobre o assunto, comentando sobre os fatores de risco da doença
Publicado em 13/01/2025, às 18h30
Médico faz alerta sobre câncer. Nos últimos dias, surgiram rumores na internet de que o ator e modelo Paulo Zuluestaria enfrentando novamente o câncer, o que causou preocupação entre os internautas.
O artista, que já lutou contra dois tumores malignos na bexiga anos atrás, usou suas redes sociais para desmentir os boatos. Em entrevista à CARAS Brasil, o médico uro-oncologista André Berger esclareceu o assunto e abordou o câncer de bexiga, que é o terceiro mais comum no trato urinário, destacando a importância do diagnóstico precoce da doença.
"As substâncias tóxicas presentes no cigarro, ao serem eliminadas pela urina, entram em contato direto com a bexiga, causando danos ao seu revestimento interno e aumentando significativamente o risco de malignização”, comentou o profissional, que ressaltou a forte relação entre o câncer de bexiga e o tabagismo, enfatizando a necessidade de cuidados preventivos para aqueles que têm histórico de fumo.
Por fim o médico ainda destacou os principais cuidados para ter uma boa recuperação. “Manter uma boa hidratação, praticar atividades físicas regularmente e ter uma alimentação equilibrada são essenciais. Também é fundamental realizar consultas periódicas com um urologista, especialmente para pessoas com histórico familiar da doença ou exposição a fatores de risco, como substâncias químicas”.
O modelo e ator Paulo Zulu, de 61 anos, utilizou suas redes sociais no último domingo (25), para desmentir rumores sobre uma suposta recaída em seu estado de saúde. Em um vídeo publicado no Instagram, Zulu esclareceu que alguns portais de notícias estão divulgando informações antigas sobre seus diagnósticos de câncer na bexiga, ocorridos há dois e três anos, sugerindo erroneamente que ele estaria enfrentando a doença novamente.
No vídeo, o modelo afirmou: "Gente, um site está divulgando como se eu estivesse agora com câncer. Eu tive câncer três anos atrás, dois anos atrás, tirei no início, foi tudo certo. Fiz agora meus exames [...] e estava tudo zerado." Ele enfatizou que está em plena saúde, mantendo uma rotina ativa de treinamentos e cuidados pessoais. Na legenda da publicação, reforçou: "Só para esclarecer, estou ótimo, não estou com câncer e sim tive, retirei há 3 e 2 anos. Faço monitoramento e todos meus exames sempre. Afinal, o diagnóstico precoce salva vidas."
Leia também:Paulo Zulu descobre câncer e passa por cirurgia emergencial: "Já é o segundo"