Viúva do ator Emiliano Queiroz se despede do marido; ator faleceu aos 88 anos na última sexta-feira (4)
O falecimento do ator Emiliano Queiroz na última sexta-feira (4) causou profunda comoção no cenário artístico. Aos 88 anos, Queiroz teve uma parada cardíaca e seu corpo está sendo velado neste sábado (5), na cidade do Rio de Janeiro. O início do velório foi marcado pela presença de sua viúva, a atriz e advogada Maria Letícia, de 77 anos, que compareceu ao local para prestar sua última homenagem.
O casal compartilhou mais de meio século juntos, tendo criado 14 filhos, além de deixarem um legado familiar com oito netos e três bisnetos. Durante sua trajetória, Emiliano Queiroz publicou a obra "Emiliano Queiroz - Na Sobremesa da Vida", onde narra o momento em que conheceu sua esposa. Relata que em 1968, durante uma passagem por Salvador com a peça "Navalha na Carne", recebeu uma curiosa previsão da bilheteira do Teatro Vila Velha sobre sua futura esposa.
Em 1972, ao conhecer Maria Letícia, reconheceu nela a figura descrita: uma jovem de franja que frequentava aulas de teatro com Klaus Vianna. Ele descreve a forte atração que sentiu por Maria Letícia, então professora de Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua popularidade à época fez com que o relacionamento ganhasse atenção midiática, culminando em seu casamento celebrado em Brasília, em 28 de fevereiro de 1973.
No mesmo livro, Maria Letícia comenta com humor o encontro dos dois: "Quando Emiliano me apresentou à sua mãe, Donana disse que tinha apelado a Santo Antônio para encontrar uma boa moça para ele. Contei que também havia feito minhas preces ao santo; não foi um milagre único, apenas a união dos pedidos".
Emiliano Queiroz teve uma carreira extensa e marcante na televisão brasileira, deixando sua marca em inúmeras produções da Rede Globo. Entre suas atuações mais memoráveis estão as novelas "O Bem-Amado", "Roque Santeiro", "Bebê a Bordo", "Top Model", "Hilda Furacão", "Alma Gêmea", "Passione", "Haja Coração", "Senhora do Destino" e "Éramos Seis". Seu último trabalho na emissora foi em "Além da Ilusão", no ano de 2022.
Neste sábado (5), familiares e amigos do renomado apresentador e locutor Cid Moreira reuniram-se em Taubaté, interior de São Paulo, para prestar suas últimas homenagens durante seu sepultamento. O local foi escolhido pelo próprio jornalista, que desejou repousar ao lado de sua primeira esposa, filha e neto, em sua cidade natal. A viúva, Fátima Sampaio, respeitou o pedido.
Cid Moreira faleceu no dia 3 de outubro de 2024, aos 97 anos, após enfrentar um período de internação que durou 29 dias. A causa do óbito foi identificada como falência múltipla dos órgãos. Reconhecido por sua carreira icônica no telejornalismo brasileiro, Moreira também se destacou por sua voz inconfundível em locuções variadas, incluindo a leitura da Bíblia em audiolivros.