A cantora Naiara Azevedo revelou que foi diagnosticada com menopausa precoce aos 28 anos; entenda o que dizem os especialistas sobre a condição
A cantora Naiara Azevedo surpreendeu os fãs ao revelar que foi diagnosticada com menopausa precoce aos 28 anos. Hoje, aos 35, surge a dúvida: ela ainda pode engravidar? Especialistas explicam que, apesar dos desafios, a maternidade ainda é uma possibilidade.
Através de um vídeo publicado nas redes sociais, a ex-BBB compartilhou detalhes sobre o diagnóstico. "Parecia que estava tudo descompensado e acontecendo ao mesmo tempo", contou. Após uma investigação médica, veio a confirmação: menopausa precoce.
Segundo o Dr. Igor Padovesi, ginecologista, essa condição ocorre quando os ovários deixam de produzir hormônios femininos antes da média esperada.
“A menopausa geralmente acontece entre 45 e 55 anos. Antes dos 40, é considerada prematura; entre 40 e 45 anos, precoce”, explica o especialista.
Um dos maiores impactos da menopausa precoce é a fertilidade. "Uma coisa que me incomodou foi o fato de não poder ter filhos de forma natural", desabafou Naiara.
De acordo com o Dr. Rodrigo Rosa, especialista em reprodução humana, os avanços médicos tornaram possível a gravidez mesmo após a menopausa. “A mulher pode engravidar por meio da Fertilização In Vitro (FIV), utilizando óvulos previamente congelados ou doados”, explica.
"O vínculo materno não está no óvulo, mas sim no amor e no cuidado", reforça o Dr. Rodrigo sobre a segunda opção.
Para engravidar após a menopausa, o útero precisa ser preparado com estímulos hormonais, já que a falta de ciclos menstruais pode atrofiar o endométrio. “Com acompanhamento adequado, é possível garantir que o útero esteja pronto para a implantação do embrião”, afirma o médico.
Após a fertilização, a gestação segue um acompanhamento rigoroso, já que há maior risco de complicações como hipertensão, pré-eclâmpsia, diabetes gestacional e parto prematuro.
Por isso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) recomenda que a FIV seja realizada até os 50 anos. No entanto, mulheres mais velhas ainda podem tentar, desde que recebam suporte médico adequado.
“Isso não quer dizer, porém, que o procedimento não possa ser realizado em mulheres mais velhas. No entanto, exige um acompanhamento mais próximo. Com os devidos cuidados, é perfeitamente possível que a gravidez se desenvolva sem complicações e de maneira segura para a mãe e para o bebê. Mas, claro, cada caso deve ser avaliado individualmente”, conclui o Dr. Rodrigo.
Embora a menopausa precoce tenha impactado sua fertilidade natural, as possibilidades médicas ainda permitem que a cantora realize o sonho da maternidade caso deseje.
Com os diversos avanços da reprodução assistida, a gravidez após a menopausa deixou de ser impossível e vem se tornando realidade para muitas mulheres que desejam ser mães.
Leia também: Naiara Azevedo realiza show exclusivo em comemoração ao Dia das Mulheres