Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / ENTENDA!

O que é e quais são os sintomas da síndrome sensorial que afeta Bless, filho de Giovanna Ewbank

Giovanna Ewbank revelou que seu filho Bless foi diagnosticado com síndrome sensorial; entenda o que é quais sintomas afetam o dia a dia

Redação Contigo! Publicado em 27/01/2023, às 16h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Síndrome sensorial diagnosticada em Bless - Reprodução/Instagram
Síndrome sensorial diagnosticada em Bless - Reprodução/Instagram

Recentemente Giovanna Ewbank revelou, durante seu podcast Quem Pode, Pod, apresentado ao lado de Fernanda Paes Leme, que seu filho Bless foi diagnosticado com síndrome sensorial. Entenda o que é, quais os sintomas e como tratar:

Essa síndrome não é comum e pode ter fator genético, mas também pode ser causada por outros fatores, como a privação materna, parto prematuro, desnutrição pré-natal e cuidados institucionais precoces.

De acordo o biólogo Pós PhD Neurocientista Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela, a síndrome do transtorno sensorial (TPS) é uma condição que afeta a forma como o cérebro processa as informações sensoriais (estímulos). “As informações sensoriais incluem coisas que você vê, ouve, cheira, prova ou toca”, diz.

O especialista também explica que a TPS pode afetar todos os seus sentidos. “Ou apenas um e geralmente significa que você é excessivamente sensível a estímulos que outras pessoas não são”, informa.

O diagnóstico dessa síndrome é feito a partir dos testes de Integração Sensorial e Práxis. Este consiste em 17 testes que são usados para testar vários aspectos do processamento sensorial. Na TPS, o sistema nervoso não sabe quando prestar atenção ou ignorar os estímulos. “Isso leva a uma busca sensorial anormal ou a esconder-se da estimulação”, conta o médico.

Ele ainda observa que, por mais que as crianças sejam mais propensas, os adultos também podem apresentar sintomas e é provável que eles existam desde a infância. 

Sintomas e situações

  • Costumam pensar que a roupa está arranhando ou coçando demais;
  • Que as luzes parecem muito brilhantes;
  • Que os sons parecem muito altos;
  • Que os toques suaves parecem muito difíceis;
  • Experimentação as texturas dos alimentos que os fazem engasgar;
  • Têm pouco equilíbrio ou parecem desajeitados;
  • Têm medo de brincar nos balanços.

Tipos de SPD

As três principais categorias de SPD incluem:

  • Transtorno de Modulação Sensorial
  • Transtorno de discriminação sensorial
  • Transtorno motor de base sensorial

Ajuda e diagnósticos

O tratamento é feito por um terapeuta ocupacional em atividades que ajudam a treinar os sentidos. De acordo com Fabiano Abreu, muitos terapeutas usam uma abordagem de integração sensorial (SI), que começa em um ambiente controlado e estimulante que desafia os sentidos sem sobrecarregar o paciente ou sentimentos de fracasso.

“Com o tempo, o objetivo é estender as respostas aprendidas e apropriadas dos pacientes desenvolvidas na terapia para o mundo fora da clínica: casa, escola e vida”, observa ele.