Saiba como está Luiz Caldas, que canta a música de abertura de 'Tieta'; novela está sendo reprisada na Globo
Publicado em 03/12/2024, às 14h01
Luiz Caldas foi considerado o pai do axé nos anos 80. O artista voltou a ganhar destaque na mídia após a novela que recebe o nome de sua música, Tieta, retornar à programação da TV Globo como reprise. Atualmente o cantor está com 61 anos de idade e ainda segue ativo na profissão como músico.
O artista nasceu em Feira de Santana , no estado da Bahia. Além de cantor, Luiz é compositor e produtor musical. Ele manifesta seu interesse pela arte desde que era criança, fazendo apresentações em bandas infantis. O hit de sucesso de sua carreira foi “Fricote”, lançado em 1985. A música era uma mistura de pop, reggae, frevo e samba. A combinação atualmente é chamada de Axé. Caldas é considerado um dos precursores desse novo estilo musical.
O artista chegou a compor mais de mil canções em toda sua carreira, mas Tieta teve a letra escrita por Boni e a melodia composta por Paulo Debétio. Em 2017, ele participou do programa Conversa com Bial e relembrou o momento: “A música não ia entrar no meu disco, que já estava pronto. O Paulo Debétio era um grande amigo da gravadora e perguntou se eu não podia gravar essa canção”.Luiz contou também que outros artistas tinham gravado a música, mas a sua versão foi a escolhida para abrir a novela.
Em 2010, o artista começou a fazer produções autorais e inéditas, gravou discos de diferentes estilos. Caldas foi reconhecido internacionalmente após ser indicado ao Grammy Latino de 2021 como melhor álbum de música de raiz em língua portuguesa pelo disco Sambadeiras, dedicado ao samba de roda. Ele entrou no ano seguinte, nesta mesma categora, com o álbum de forró Remelexo Bom.
Atualmente o artista vive em Salvador e continua fazendo shows pelo Brasil. Luiz é muito ativo em suas redes sociais, chega a postar vídeos todos os dias tocando músicas em seu violão. A página do cantor conta com mais de 250 mil seguidores e fãs de seu trabalho.
Ver essa foto no Instagram
Leia também: Aos 60 anos, Luiz Caldas interrompe show após ser chamado de velho: "Não é problema"