Cozinha americana: o que é e quais são os benefícios
Com layout moderno, a cozinha americana é uma boa opção para integrar os ambientes da casa
Camila Iannicelli Publicado em 25/07/2024, às 15h30
A cozinha americana é um ambiente integrado com sala de estar ou jantar. Confortáveis e práticas, esse estilo, originário dos Estados Unidos, está se apropriando cada vez mais da arquitetura brasileira devido à sua praticidade e apelo visual.
Ao contrário das cozinhas tradicionais, que são separadas por paredes ou divisórias, a cozinha americana não apresenta uma barreira física. Em vez disso, ela pode ser delimitada por uma meia parede, bancadas, ilhas gourmet ou a própria mesa de jantar.
Um dos poucos pontos negativos do espaço aberto é a passagem de gordura e a dificuldade na limpeza, mas isso pode ser facilmente resolvido com uma coifa – de preferência com silenciador, para que o barulho não atrapalhe a comunicação – ou um depurador potente. Assim, evita-se que os cheiros se espalhem e atinjam os outros ambientes.
Esse estilo de cozinha geralmente é utilizado em apartamentos e casas com espaços reduzidos, pois quanto menos estruturas verticais limitando os espaços, menos barreiras físicas sua moradia terá. Além disso, a cozinha americana também é uma opção popular para aqueles que desejam um design moderno e contemporâneo em suas residências.
Existem três tipos de cozinha americana. O primeiro refere-se ao modelo totalmente integrado, que não apresenta nenhum elemento vertical para separar os cômodos, potencializando a sensação de amplitude. Assim, ganha-se mais área útil em decorrência da retirada de paredes, facilitando também a passagem entre os cômodos.
O segundo é a cozinha parcialmente integrada com alvenaria. Estilo mais utilizado, tem como principal elemento um balcão feito em alvenaria, que é configurado como metade de uma parede, delimitando o espaço entre a cozinha e os demais cômodos. Além disso, este modelo pode ser transformado em uma bancada para preparar alimentos e realizar refeições, caso seja instalado um tampo de granito, mármore ou madeira.
Por fim, a última possibilidade é integrar a cozinha com mobiliário. Mesas, ilhas ou bancadas também delimitam o espaço. A vantagem dessa opção é a liberdade para personalizar os detalhes.
A aparência moderna e, de certo modo, minimalista, harmoniza com qualquer tipo de decoração, além de ser uma opção prática que facilita a passagem, tornando o espaço mais funcional e prático no dia a dia.
Geralmente, o balcão costuma ser o móvel mais utilizado para delimitar o espaço entre a cozinha americana e a sala de jantar. Isso porque se trata de um móvel funcional que pode servir de apoio para preparação de alimentos ou um local para realizar refeições rápidas. Além disso, é ideal para receber os amigos e a família, tornando a cozinha um ponto de encontro que promove a interação e, por consequência, proporciona uma experiência mais acolhedora e sociável.
Ao eliminar paredes e divisórias, cria-se a sensação de maior amplitude visual. Isso faz com que o espaço pareça mais espaçoso e arejado, bem como proporciona uma melhor entrada de luz natural e mais circulação dentro do ambiente, pois a ausência de paredes evita obstáculos e melhora a acessibilidade.
A versatilidade da cozinha americana permite que ela seja adaptada a diferentes estilos de decoração. É possível escolher materiais, cores e acabamentos que harmonizem com o restante da casa, criando um ambiente aconchegante e convidativo. Assim, um espaço bem planejado torna a prática de cozinhar mais prazerosa e divertida.
Adornar uma cozinha americana pode ser um desafio. Muitos pensam que, por se tratar de um ambiente integrado, a decoração deve ser igual. Porém, cômodos diferentes permitem sim um contraste visual. E foi pensando nisso que trouxemos algumas sugestões de itens para compor a sua cozinha ideal:
Com diversas opções de cores e formatos, esse item pode tornar o ambiente descontraído e colorido. O produto da Sofistiq Digital contém nove peças de 15x15cm.
Cuidar da iluminação é essencial para tornar qualquer ambiente acolhedor e aconchegante. Para a cozinha americana, uma luminária bem localizada pode alterar totalmente o visual do ambiente. O conjunto é composto por um trilho eletrificado mais seis spots de led.
Como dito anteriormente, a sujeira durante o preparo dos alimentos pode se espalhar para outros cômodos e impregnar nos móveis. Por isso, a instalação de uma coifa é eficiente e necessária, e o modelo da Franke apresenta acabamento em aço inox e vidro temperado.
Para ambientes menores, incluir uma mesa retrátil no projeto de sua cozinha americana pode ser uma boa solução, pois o espaço fica mais flexível. O modelo da Bexna pode ser utilizado de acordo com o uso, trazendo facilidade para a rotina.
Ter uma cozinha americana pode significar a perda de área para armários e espaços de armazenamento de utensílios. Utilizar o espaço aéreo é uma saída para essa situação, por isso, o kit com quatro prateleiras industriais é a opção perfeita!
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data de publicação deste post, e a Contigo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade