Casal hospedado em pousada precisou fugir pela janela para escapar da tragédia; avião atingiu local em Gramado e deixou 10 mortos
Publicado em 24/12/2024, às 10h30
Na manhã do último domingo (22), um avião de pequeno porte caiu na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. A tragédia deixou os 10 passageiros mortos, além de 17 feridos em solo. Carlos Henrique Schmitz e Gabriela Laco, um casal de turistas de São Paulo, contam que precisaram fugir pela janela da pousada em que estavam hospedados.
Em entrevista à RBS TV, o casal relata que estava dormindo quando escutaram os escombros do local caindo. “Foi um barulho ensurdecedor, e não sabíamos o que estava acontecendo. Pensei que o muro havia cedido com as chuvas fortes”, relembrou Carlos.
“Os escombros ficaram na altura da janela e da porta. Tentei abrir e não consegui, o vidro da janela estourou e deu para ver que estava coberta de entulho. Bateu um desespero, de morrer ali inalando aquela fumaça”, disse.
Carlos explicou, ainda, que os dois tamparam os rostos com toalhas, para evitar a inalação da fumaça. “Vi que dava para sair, quebrei o vidro todo com a mão, coloquei uma cadeira e saímos pela janela”, contou. “Instinto de sobrevivência, adrenalina. Puxei ela [namorada] pelos braços, porque a cadeira que eu tinha colocado para ela subir, caiu. Entramos no entulho, e vimos o rapaz gritando em busca de sobreviventes”, recordou.
Gabriela detalhou a cena que encontraram quando escaparam do quarto. “Parecia um cenário de guerra. Entulho, fumaça, silêncio”, disse. "Fomos para o hospital às 10h da manhã e ficamos lá até às 16h da tarde. Passamos o dia em observação por conta da inalação da fumaça”, explicou.
Um avião de pequeno porte caiu na Avenida das Hortênsias, em Gramado, atingindo lojas e residências ao redor. A aeronave decolou do aeroporto de Canela com destino à Jundiaí, em São Paulo. Durante o vôo, o avião colidiu com uma chaminé de um prédio, atingindo estabelecimentos da cidade.
A queda provocou um incêndio e destruiu parte das estruturas atingidas. Os dez tripulantes da aeronave, que eram todos da mesma família, morreram no acidente, além de 17 pessoas feridas em solo - principalmente pela inalação da fumaça.
Leia também: Vítimas que morreram na queda do avião em Gramado eram da mesma família