Intérprete de Vic em 'Elas por Elas', a atriz Bia Santana fala sobre representatividade e carreira em entrevista exclusiva; saiba mais
Bia Santana é a jovem atriz que interpreta Vic, uma garota de 15 anos que vive com sua mãe Renée, uma mulher trans, e seu irmão Tony, na novela Elas por Elas. Em uma entrevista exclusiva para Contigo!, a artista fala sobre sua carreira, sua personagem e seus desafios no mundo da televisão.
Bia Santana tem apenas 19 anos, mas já tem muita experiência no campo artístico. Ela começou como modelo há poucos anos, e já está mostrando seu talento no papel de Vic em Elas por Elas, uma novela que retrata as vidas de sete mulheres que enfrentam diferentes desafios em suas vidas pessoais e profissionais.
A atriz diz que sempre soube que “seria artista”. Ela é carioca, nascida em 29 de novembro de 2003. Seu primeiro contato com a arte foi aos 4 anos, quando iniciou no balé. Ao longo dos anos, expandiu seu envolvimento com a dança, praticando balé, jazz, contemporâneo, hip hop e sapateado.
Aos 9 anos, despertou o desejo de ser modelo, gravando um comercial que a fez sonhar em ‘aparecer na televisão’. Com o apoio dos pais, iniciou sua jornada no mundo da moda, participando de cursos e seletivas no Rio de Janeiro. Aos 13 anos, teve uma experiência enriquecedora em um evento de moda, recebendo propostas de “12 agências e 11 produtores de televisão.”
Bia Santana, sempre focada em seu sonho de ser artista, enfrentou desafios e buscou oportunidades para se desenvolver. Aos 17 anos, venceu um concurso que a destacou como “o novo rosto da moda,” recebendo propostas de “18 agências fashion, incluindo uma internacional em Barcelona.” Optou por continuar seus estudos e escolheu uma agência em Belo Horizonte, onde adquiriu uma valiosa bagagem por meio de cursos e workshops.
Aos 18 anos, após uma experiência em BH, recebeu um convite de sua atual agência, assinou contrato e iniciou sua carreira como modelo e atriz. Em um ano de trabalho, acumulou experiências em comerciais, editoriais e e-commerce. Além disso, conseguiu conciliar sua carreira com os estudos, sendo aprovada em Direito em duas instituições, inclusive uma federal.
Ver essa foto no Instagram
A jovem atriz interpreta Vic, uma garota de 15 anos que vive com sua mãe Renée (Maria Clara Spinelli), uma mulher trans, e seu irmão Tony (Richard Abelha). No bate-bato, Bia fala sobre sobre seu papel em Elas por Elas.
“Um dos melhores presentes que ganhei foi a Vic, uma adolescente que me permite viver essa fase de novo, de uma forma diferente. Agora estou tendo a experiência de viver a adolescência da Vic, que tem uma história de vida completamente diferente da minha, mas que também é muito determinada e sonhadora, e espero que ela viva todas as experiências possíveis de uma adolescente, que se divirta, seja ela mesma, que siga o seu sonho de ser advogada, e que as mágoas do passado não atrapalhem o seu futuro.", diz Bia.
Ela espera que a sua personagem viva todas as experiências possíveis de uma adolescente, que se divirta, seja ela mesma, que siga o seu sonho de ser advogada, e que as mágoas do passado não atrapalhem o seu futuro. “Espero que ela viva literalmente tudo.”
Bia ainda destacou que se inspira na determinação da Vic, que não desiste de seus sonhos. “Ela sonha em ser advogada, juíza, ministra do STF e presidente do país, algo que me remete à minha faculdade de direito. A identificação vai além, pois também compartilho da determinação de seguir meus sonhos, independentemente dos desafios. A minha maior aprendizado foi também a minha maior dificuldade”, concluiu.
Ao comentar sobre a repercussão da novela e de sua personagem, Bia conta que está encantada: “Para mim, isso é muito novo e muito doido, caramba, quando que pensei que poderia influenciar alguém dessa forma, de ter fãs, de poder inspirar, de poder ser exemplo para alguém, isso para mim é muito mágico.”
“Meus pais só faltam estampar na testa que estou em uma novela, se eles pudessem, eles estariam com um telão na testa passando todas as cenas da novela", revela Bia Santana sobre como os pais estão reagindo à sua estreia na Globo.
Bia vai além e comenta sobre como a sua personagem é de extrema importância para outras jovens negras: “Eu não tinha uma visão de uma adolescente negra na televisão com 15 anos, hoje estou podendo ser a voz de meninas negras com 15 anos, que estão aí, que estão com o cabelo natural, que vivem, que existem. É muito legal poder ser espelho e inspiração de alguém.”
Ela continua: “Sou muito grata à forma como estão abraçando a novela, à forma como estão abraçando o nosso núcleo, a nossa família, como estão abraçando a Vic, eu sou muito grata de verdade e tenho certeza que ela ainda vai emocionar muito até o final de ‘Elas Por Elas’.”
Ver essa foto no Instagram
A atriz também comentou sobre a caracterização da Vic, que usa roupas coloridas e unhas de diferentes cores, refletindo sua personalidade vibrante. “Buscamos uma abordagem leve para a Vic, refletida nas roupas coloridas e unhas variadas. O cabelo também foi pensado para transmitir sua infância e a pressão da adolescência. Construir alguém que enfrenta tantas dificuldades, mas mantém a leveza, foi um desafio significativo. A frase ‘As pessoas que mais deveriam me amar escolheram não ficar por perto’ expressa bem a essência da história da Vic em relação aos pais biológicos.”
Sobre os bastidores de sua preparação para dar vida à personagem Vic, Bia garante: “Agarrei todos os documentários, livros e artigos possíveis para construir com veracidade a personagem Vic”, revela a jovem atriz.
Na trama, Vic é abandonada pelos pais biológicos em diferentes épocas. A atriz destacou a importância de abordar temas sensíveis, como a deserção paterna, com responsabilidade. “Tive o cuidado de pesquisar sobre as estatísticas, assistir a muitos documentários, e até mesmo conversar com pessoas da minha própria família que enfrentaram essa situação. Queria entender os sentimentos, as dinâmicas familiares e as consequências para o futuro.”
Bia, que estudou direito antes de ingressar na carreira artística, enfatizou como a construção da personagem Vic foi uma experiência enriquecedora, proporcionando um aprendizado valioso sobre realidades distintas. “Investir tempo para conhecer e compreender diferentes realidades torna-me uma pessoa mais empática, e sair da minha bolha, explorar outras perspectivas, é algo que valorizo.”
Bia compartilhou ainda detalhes sobre sua relação com a colega de elenco Maria Clara Spinelli, que desempenha o papel de sua mãe na trama. Ao ser questionada sobre essa parceria, a atriz revelou: “Falar da Maria Clara é um privilégio gigante pra mim. Não tem como descrever a Maria Clara.”
A conexão entre as duas transcende as telas, conforme Bia destaca: “Nossa relação é gigante. Nós conseguimos construir uma relação de mãe e filha, e não só de mãe e filha, mas uma relação de amigas mesmo.” Ela ressalta o cuidado e zelo de Maria Clara, mencionando momentos em que a colega percebeu seu estado emocional: “‘Você não tá muito bem’, ela sai gritando pra todo mundo, ‘Já comeu?’”
Essa amizade vai além das obrigações profissionais, com Bia compartilhando: “Nossa relação é gigante. Nós conseguimos construir uma relação de mãe e filha, e não só de mãe e filha, mas uma relação de amigas mesmo.”
Falando no elenco, Bia também revelou detalhes sobre sua relação com o ator Richard Abelha, responsável por dar vida ao Tony, irmão de sua personagem. Questionada sobre a relação com Richard fora das gravações, Bia não economizou elogios: “Falar do Richard é incrível. Desde as preparações, já nos unimos de uma forma de irmãos.”
Uma curiosidade revelada por Bia é a rotina de conversas noturnas por telefone entre os dois, mesmo quando não estão gravando juntos. “Pergunto sobre sua localização, suas atividades, com quem está, numa relação de cuidado tão bonita que me emociona ao falar, e o Richard é um presente gigantesco.”
Ver essa foto no Instagram
Na trama, após anos de ter sido abandonada pela mãe, a personagem Vic enfrenta a deserção do pai, Wagner (César Mello), que some sem dar explicações e leva todos os bens da família. Bia disse que tem uma visão crítica sobre o comportamento de Wagner, que considera imperdoável.
“Ele viu os filhos passando por isso. Ele fez ela passar por isso duas vezes. Então, pra mim é algo muito agravante, uma pessoa que faz isso não pode ser considerada pai.”, afirmou ela. Caso Wagner voltasse para a trama, Bia diz que ele teria que ter uma desculpa muito boa, mas nada justificaria o abandono:
“Acho que ele tem que ter um motivo muito plausível, que se arrependeu, mas é uma história muito controversa, porque a gente cria milhares de versões que talvez não amenizam nada do que ele fez, não tem nada que justifique", conta.
Bia finaliza dizendo o que acredita sobre seu futuro: “Não sei o que esperar do meu futuro, mas tenho certeza de que será grandioso, assim como a certeza que carrego desde a infância de que vou ter um futuro grandioso, e não tenho projetos paralelos à novela no momento, estou dedicando 100% a essa oportunidade.Quero ter milhares de oportunidades após essa novela, realizando novos sonhos. Estou pronta para criar o próximo sonho e construir uma carreira grandiosa”, conclui.