Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
TV / Manuela Dias

Detonada após entrevista, autora do remake de Vale Tudo se manifesta: ‘Transtorno’

Manuela Dias, autora do remake de Vale Tudo, recebeu críticas após dar uma entrevista para falar sobre as mudanças feitas na nova versão da novela

por Guilherme Rodrigues

Publicado em 16/10/2024, às 16h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Manuela Dias, autora do remake de Vale Tudo - Reprodução/Globo
Manuela Dias, autora do remake de Vale Tudo - Reprodução/Globo

Manuela Dias, autora do remake de Vale Tudo, trama das 21h da Globo que vai substituir Mania de Você no primeiro semestre de 2025, foi alvo de críticas após uma entrevista dada para o jornal Folha de S. Paulo que foi divulgada na segunda-feira (14).

“Odete seguirá sendo uma vilã, mas sua vilania está muito ligada ao momento. Vale Tudo foi a novela da volta da democracia, e naquele momento falar mal do Brasil, ou poder falar mal, era resistência, era revolucionário, era novo. Hoje não é mais. A gente está saturado disso. O novo é encontrar maneiras de transformação. Odete não aponta caminhos, mas será diferente”, disse a novelista sobre a malvada do folhetim.

“Como jornalista que também sou, me dá medo dizer que Vale Tudo vai ser construtivo. Não vai. Agora, perto da novela original, será. Apontar defeitos do Brasil era uma subversão. Não é mais. Não é sobre o que é construtivo ou depreciativo. É sobre o que é subversivo. Com essa postura hipercrítica, Gilberto (Braga, um dos autores da trama original) estava mostrando a cara do Brasil naquele momento. Mas a cara do Brasil mudou, então ela não faz mais sentido”, declarou a escritora em outro momento.

Nas redes sociais, fãs da obra ficaram incomodados com as colocações de Manuela. “A novela fazia uma crítica socio político-econômica de fatos que perduram até hoje. Ela deve estar saturada porque vive numa bolha privilegiada e não conhece os problemas do país. Será que ela sabe que novela também serve como ferramenta para refletir e questionar a realidade? Que serve para alertar sobre as consequências das escolhas políticas e econômicas, permitindo que a ficção se torne um espelho crítico da realidade?”, indagou um internauta no Instagram.

“De um pedantismo enorme. Reviu a obra e continua sem compreender. Não sei em qual Brasil vive para tecer tais afirmações. Pobre mente, o que acha de Macbeth?”, questionou outro. “Não deixem esta mulher cometer este sacrilégio. Cancelem o remake imediatamente!”, pediu um terceiro.

Pela mesma rede social, após a repercussão da entrevista, Dias fez uma postagem nos stories. “Desculpe o transtorno, estamos trabalhando para sua comodidade. Odete é Odete”, garantiu a autora, cuja a primeira novela foi Amor de Mãe (2019).