Luto na teledramaturgia: pioneira da TV, ela estava internada no Rio
Morreu aos 88 anos a atriz Chica Xavier, um dos grandes nomes da TV e do teatro brasileiro.
Ela faleceu na manhã deste sábado (8) no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
Francisca Xavier Queiroz de Jesus, como foi batizada, nasceu em Salvador, em 1932. Ela esteve em várias produções de referência na TV brasileira, incluindo sucessos como Sinhá Moça e Renascer.
A atriz sofria de câncer e estava debilitada. Ela estava fora da TV há oito anos, quando atuou no sucesso Cheias de Charme.
ÍCONE
A atriz esteve em vários momentos históricos das artes brasileiras. Ela foi uma das atrizes da montagem de Orfeu da Conceição que rompeu as tradições de branquitude do Theatro Municipal do Rio. Ao lado de Haroldo Costa, Lea Garcia, Cyro Monteiro, Dirce Paiva e Clementino Kelé, com quem seria casada, a atriz abriu as portas para uma legião de artistas negros.
No cinema, também atuou em Assalto ao Trem Pagador, uma das grandes obras de Roberto Farias.
Ícone da representatividade, Chica Xavier também era conhecida por sua fé. No final dos anos noventa lançou um livro em que reunia muito de sua sabedoria. Coms cantigas e rezas que compôs para louvar seus santos de fé, a obra ganhou prefácio de Miguel Falabella, de quem era muito próxima. “Chica Xavier Canta sua Prosa” foi ilustrado por sua filha Izabela. d’Oxóssi.