Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
TV / EITA!

Novela da Tupi foi a primeira 'fiscalizada' pela censura há 60 anos

Com o Regime Militar instaurado em 1964, saiba quais foram os principais autores vítimas da censura na época

Tábata Santos, sob supervisão de Arthur Pazin
por Tábata Santos, sob supervisão de Arthur Pazin

Publicado em 21/09/2024, às 08h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tv Tupi - Foto: Divulgação/Wikimedia commons/Pipoca Moderna
Tv Tupi - Foto: Divulgação/Wikimedia commons/Pipoca Moderna

Há 60 anos, a novela Quem Casa com Maria?, obra de Lúcia Lambertini e direção de Henrique Martins, exibida pela TV Tupi, passou por uma análise da censura do Regime Militar instaurado no Brasil em 1964. Segundo o jornalista Nelson Xavier, do site Teledramaturgia, a obra foi a primeira telenovela brasileira exposta à análise, mas acabou sendo liberada para todas as idades e horários.

Com suspeitas de conter enredos considerados pela Ditadura Militar como provocativo e crítico em relação à sociedade e a política da época, a trama conta a história de uma família em que a mãe, Dona Ana, escuta da professora Eudóxia, que suas seis filhas, todas chamadas Maria, jamais se casariam. A mãe então, inconformada, parte em busca de um marido para cada uma de suas filhas e, ao final, acaba se casando também.

Outra novela que acentuou o desejo de censura instaurado pela ditadura, foi Beto Rockfeller, de Bráulio Pedroso, exibida pela TV Tupi entre os anos de 1968 e 1969. A trama gira em torno de Beto, um jovem ambicioso e carismático que sonha em ascender socialmente. Ele se infiltra na alta sociedade do Rio de Janeiro, utilizando de mentiras e artifícios para conquistar a vida luxuosa que almeja.

Segundo matéria publicada na Uol, os capítulos de Beto Rockfeller tinham cenas cortadas e trechos alterados, e eram praticamente reescritos pelos censores, o que resultava, muitas vezes, na adulteração do sentido original que o autor tinha pretendido lhes dar. 

Os principais autores vítimas de censura na época foram Dias Gomes, Janete Clair, Ivani Ribeiro, Bráulio Pedroso, Jorge de Andrade, Lauro César Muniz, e outros.