Pé de Chinesa é uma falsa novela criada por um influenciador digital nas redes sociais. A trama engaja mais que Renascer, da Globo
Pé de Chinesa é a novela do momento dos brasileiros. Criada por Alex Alves, criador de conteúdo e fundador do perfil Baú Esquizo, a falsa trama ganhou repercussão nacional e conquistou um engajamento 12x mais que Renascer, principal novela da Globo atualmente em exibição.
Com Jade Picon e Davi Brito, campeão do BBB 24 nos papéis principais de mocinhos, a trama caiu nas graças do público e ganhou até abertura especial com grandes nomes da dramaturgia, como Murilo Benício e Cláudia Raia.
Segundo a consultoria Timeless, a "nova novela" estreou em um formato para redes sociais com participação da criatividade do público. O resultado, segundo o estudo feito entre 26 a 29 de agosto resultou em 76 mil menções nas redes sociais, o que inclui divulgação em perfis como Choquei e Alfinetei.
Pé de Chinesa conseguiu engajar 12x mais que as menções sobre Renascer, que está em sua reta final e foi até relançada pela Globo na tentativa de evitar um vexame depois do bom desempenho de Terra e Paixão.
A novela de Alex Alves furou a bolha e atingiu diferentes públicos. Perfis dedicados aos artistas escalados ajudaram a impulsionar a trama com milhares de memes e vídeos do que seriam cenas dos capítulos iniciais.
Publicações sobre Pé de Chinesa feitas no X (Twitter) durante o período da pesquisa ultrapassaram mais de 3 mil curtidas e compartilhamentos. No TikTok, a novela também viralizou e vídeos ultrapassaram 3 milhões de visualizações cada.
A trama atraiu os olhares até do mercado publicitário e da própria Globo. Empresas que costumam investir milhões em publicidade na TV fizeram chamadas e interações sobre Pé de Chinesa em seus perfis oficiais. Entre os famosos, a novela também repercutiu e gerou memes, análises dos youtubers e atores que já viram novelas na emissora carioca.