Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Últimas / CORAÇÃO PARTIDO

Médico explica morte de Graciane Azevedo 'por amor': 'Risco de várias questões'

Procurado pela Contigo!, o cardiologista Mozar Suzigan esclarece sobre estresse emocional e relação com infarto; o médico analisa caso de Graciane Azevedo

Felipe França
por Felipe França
[email protected]

Publicado em 21/10/2024, às 16h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Graciane Azevedo faleceu no último sábado, 19 - Reprodução/Instagram
Graciane Azevedo faleceu no último sábado, 19 - Reprodução/Instagram

morte da empresária e ex-candidata à Morena do Tchan, Graciane Azevedo, trouxe um mistério que abalou familiares e amigos. Segundo pessoas próximas, ela "morreu de amor" após a perda trágica de seu marido, Maurício Contrucci, horas antes de sofrer um infarto fulminante. Em entrevista à Contigo!, o médico cardiologista Mozar Suzigan analisa caso da dançarina e esclarece sobre estresse emocional e relação com infarto: "Risco de várias questões". 

Conforme relatado pela colunista Fábia Oliveira, do portal Metrópoles, Maurício Contrucci faleceu poucas horas antes de Graciane, o que teria desencadeado o mal súbito na empresária. Segundo fontes próximas, Graciane, ao descobrir a morte do marido, passou mal e veio a óbito logo em seguida. Por isso, alguns amigos da artista afirmaram que ela morreu de amor, mas isso é possível? 

O Dr. Mozar Suzigan, médico cardiologista da Clínica Sartor, afirma que quando uma pessoa passa por um estresse emocional muito importante, o corpo libera hormônios do estresse como adrenalina e cortisol que causam várias alterações no sistema cardiovascular como taquicardia, coração acelerado, e  aumento da pressão arterial que são fatores que podem aumentar o risco de infarto, AVC e arritmias. 

"O estresse emocional intenso leva ao aumento da pressão arterial, taquicardia e dos níveis de hormônios do estresse, como o adrenalina e cortisol que juntos podem desencadear uma cascata de alterações que causam um infarto", declara.

'CORAÇÃO PARTIDO'

O especialista menciona que existe condição rara é a síndrome do coração partido, também conhecida como cardiomiopatia de Takotsubo, é uma doença rara que provoca sintomas semelhantes aos de um infarto.

"Ela é desencadeada por um estresse emocional ou físico intenso, como, por exemplo, a perda de um ente querido. Essa síndrome é desencadeada por um aumento súbito de hormônios do estresse, como a adrenalina, que podem afetar o coração, mimetizando os sintomas de um infarto", esclarece.

Porém, o Dr.Mozar reforça que a síndrome do coração partido não é responsável por provocar um infarto, ele informa que o estresse pode sim influenciar no aumento de pressão que, consequentemente, pode desencadear o infarto. 

"Em resumo, o estresse vai liberar muitos hormônios, fazer subir a pressão, vai dar taquicardia e algumas outras alterações metabólicas que aumentam o risco de várias questões, a principal é infarto, mas pode aumentar o risco de AVC, arritmias e essa síndrome do coração partido. A base gera todas essas possibilidade, [mas] falar que a síndrome do coração partido gera infarto é errado", finaliza. 

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DA CONTIGO!: