Terceira escola a desfilar, o Salgueiro aposta em enredo forte título que não vem há 13 anos
Redação Contigo! Publicado em 18/04/2022, às 06h43
Terceira escola a desfilar na sexta-feira, o Acadêmicos do Salgueiro promete um desfile vibrante. Depois de fazer um desfile grandioso, mas morno, nos desfiles de 2020, a escola retorna às suas origens para um enredo político e necessário.
Desenvolvido pelo carnavalesco Alex de Souza em conjunto com a professora e pesquisadora Helena Theodoro, Resistência lista experiências artísticas que enfrentaram o silenciamento da cultura negra no Rio de Janeiro. Para isso, parte da própria história do Salgueiro, uma referência na busca por representatividade.
"Ser preto no Brasil e no Rio de Janeiro, hoje, éter que lutar diariamente por respeito. Lutar para não ceder nem sucumbir à segregação e ao constrangimento promovidos pela sociedade e pelo Estado. É recusar os abusos e a submissão pela ausência de políticas públicas que poderiam promover melhores condições de vida. É não se deixar enganar pela pseudo “democracia racial”, sempre camuflada por hipocrisia, eufemismos ou subterfúgios mal disfarçados", diz um dos trechos da sinopse.
Em seu quarto Carnaval no Salgueiro, o carnavalesco Alex de Souza criou um desfile impactante, predominantemente em tons de vermelho e branco. Dono de uma linguagem limpa e de um acabamento primoroso em fantasias e alegorias, o artista promete entregar seu trabalho mais sólido até o momento.
É BOM FICAR DE OLHO: Para o carro em que um gigantesco obelisco com a palavra "racismo" será derrubado em plena Marquês de Sapucaí. Vai gerar impacto
VAI EMOCIONAR: A Rainha Viviane Araújo, que desfila grávida pela primeira vez. Ainda no início da gestação, a atriz prometeu escolher uma fantasia diferentona
É PARA APLAUDIR: Um grupo de 20 pessoas refugiadas, de cinco nacionalidades diferentes, vai desfilar em duas alas da agremiação. Eles foram selecionados pela Cáritas e pelas Aldeias Infantis SOS Brasil, numa parceria entre o Salgueiro e a Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur)
Neguinho da Beija-Flor anuncia aposentadoria do carnaval carioca após 50 anos
Saiba quanto Tati Minerato gasta com o 'soro da beleza' em sua preparação para o Carnaval 2025
Carnaval 2025: Flávia Alessandra será musa do Salgueiro: ‘Vou estrear na avenida’
Areia de verdade, mapa e painel de 26 metros: A festa luxuosa da filha de Maíra Cardi
Musa do Carnaval 2025, Alessandra Mattos revela condição para cirurgia íntima
Mulher Abacaxi vira amuleto da sorte e sobe duas escolas no Carnaval: "Em êxtase"