Os registros de O Rei dos Ciganos foram perdidos pela Globo com as fitas sendo reutilizadas ou em um dos incêndios que atingiu a emissora - Divulgação/Globo
Faltou criatividade?

Globo regravou novela da concorrência em estreia do horário nobre há 58 anos

Primeira trama das oito da Globo Rio foi criada para concorrer com telejornal da Tupi e era adaptação de obra lançada no ano anterior pela emissora rival

Bárbara Aguiar, sob a supervisão de Arthur Pazin Publicado em 12/09/2024, às 07h30

Em 12 de setembro de 1966, há 58 anos, a Globo Rio estreava a novela O Rei dos Ciganos como sua primeira trama do horário nobre. A história de Moysés Weltman era uma adaptação de Olhos que Amei, trama da TV Tupi que havia estreado no ano anterior, em 1965. A emissora carioca regravou a novela da concorrência e fundou o novo horário para bater de frente com o jornal Repórter Esso, grande fenômeno da Tupi.

Como aponta o jornalista Nilson Xavier, do site Teledramaturgia, Moysés Weltman fez algumas modificações pontuais no enredo para que as novelas não fossem tão semelhantes. O autor trocou o cenária da Áustria para o seu país de origem, a Rússia, e precisou mudar nomes e personagens, uma condição essencial estabelecida por Glória Magadan, supervisora de dramaturgia da TV Globo na época, para que a obra seguisse adiante. 

No Rio, O Rei dos Ciganos foi a primeira novela da faixa das oito, mas na Globo São Paulo o horário não era novidade. Desde 1965, a emissora paulista transmitia novelas no chamado "horário nobre", sendo a primeira O Ébrio, baseada em uma canção de Vicente Celestino e escrita por José e Heloísa Castellar.

Em O Rei dos Ciganos, o foco principal era o cotidiano entre ciganos e nobres, recheado pelo triângulo amoroso entre o cigano Wladimir, personagem vivido por Carlos Alberto, a nobre Wanda, interpretada por Sônia Clara e o vilão de André Villon que atrapalha o relacionamento do casal, Conde Fernando Racozy.

Segundo Xavier, a obra foi a primeira novela diária das atrizes Sônia Clara e Renata Fronzi, e a primeira novela da Globo de Theresa Amayo e dos atores Rubens de Falco e Jaime Barcelos. Para Carlos Alberto, que era o protagonista de O Rei dos Ciganos, a trama também ficou marcada: foi o primeiro trabalho depois do sucesso Eu Compro Esta Mulher, que ele havia protagonizado ao lado da esposa, Yoná Magalhães.

Globo Tupi O Rei dos Ciganos

Leia também

Mania de Você: Luma vai perder herança milionária?


Mania de Você: Globo se intromete e toma decisão sobre a morte de Molina


Mania de Você: Rudá é assombrado por antigos amores e volta para o Brasil


Novela da Globo ironizou masturbação da 'geração shopping center' há 35 anos


Mania de Você quase empata com a audiência de No Rancho Fundo


Mania de Você: Ísis fracassa e personagem inesperado tira a vida de Guga