Regina Duarte atuou grávida em Carinhoso - Reprodução/Globo
Tem no Globoplay

Governo proibiu casamento fora do Brasil em novela que inovou a faixa das sete na Globo

Trama da Globo que sofreu com censura do regime militar e foi protagonizada por Regina Duarte estreou no Globoplay no dia 23 de dezembro

Bárbara Aguiar, sob a supervisão de Arthur Pazin Publicado em 18/01/2025, às 07h30

Em julho de 1973, a Globo estreou Carinhoso, primeira trama solo de Lauro César Muniz na emissora, como sua nova novela das sete. Protagonizada por Regina Duarte, o folhetim sofreu com limitações impostas pelo governo, que proibiu casamento fora do Brasil. Saiba mais sobre a novela que inovou a faixa das sete na Globo e entrou no Globoplay no dia 23 de dezembro.

Limitações impostas pelo governo

O jornalista Nilson Xavier, do Teledramaturgia, recorda que, durante a exibição de Carinhoso, o governo impôs restrições ao roteiro por meio da censura vigente e atuou contra uma cena de casamento no exterior. 

Conforme relata Cláudio Ferreira no livro Beijo Amordaçado – A Censura às Telenovelas Durante a Ditadura Militar, o Departamento de Polícia Federal da Guanabara recebeu um comunicado do Consulado Geral do Uruguai: o cônsul Yamandu Fischer informou que personagens da novela planejavam casar-se no consulado, mas a legislação uruguaia proibia casamentos de estrangeiros em território consular. A emissora tentou autorização para filmar a cena, mas não obteve êxito.

"De acordo com o cônsul, a lei uruguaia proibia o casamento de não uruguaios e o consulado apareceria perante o público como infrator da lei. Por isso, pediu providências: que a emissora não mencionasse o nome do consulado na novela ou em outros programas", destaca trecho do livro.

Avanços tecnológicos na produção

Lauro César Muniz desenvolveu Carinhoso a pedido de Daniel Filho, com Regina Duarte no papel principal. A história foi baseada na peça Sabrina Fair, a Woman of the World (1953), de Samuel Taylor, que inspirou o filme Sabrina (1954), dirigido por Billy Wilder e estrelado por Audrey Hepburn, Humphrey Bogart e William Holden.

Inspirada em um clássico, Carinhoso, conforme Xavier relembra, simbolizou a chegada da inovação para a Globo: a novela foi responsável por introduzir câmeras eletrônicas móveis na emissora, substituindo os antigos aparelhos pesados utilizados em gravações externas.

Segundo o Almanaque da TV, foram diretores como Daniel Filho, em Carinhoso, e Fábio Sabag, em Caso Especial, que implementaram o equipamento VR-3000, ainda com imagens em preto e branco. A modernização acelerou as gravações e trouxe mais fluidez às cenas externas.

Além de seu sucesso com o público, Carinhoso marcou um momento especial para Regina Duarte, que estava grávida. A gestação só se tornou perceptível nas últimas semanas da novela. Três meses após o encerramento da trama, nasceu Gabriela Duarte, que seguiu carreira artística como a mãe.

Veja reportagem sobre a novela:

Leia também: Wagner Moura e Ana Paula Arósio deixaram 1ª novela das nove da Globo há 14 anos

Novela Globo regina duarte novela das sete Lauro César Muniz Carinhoso

Leia também

Em Mania de Você, Viola é humilhada por Mércia e causa reviravolta: ‘Você matou’


Wagner Moura e Ana Paula Arósio deixaram 1ª novela das nove da Globo há 14 anos


Pedro Goifman relembra encontro inesperado com Tim Burton: 'Me aplaudiu'


Em Mania de Você, Mavi tira a máscara de Viola e Mércia revela para Luma: ‘Admitiu golpe’


Novela da Globo ganhou repúdio no Congresso após beijo lésbico


Com protagonista evangélica, novela da Globo bateu recorde publicitário há dois anos