Trama da Globo com elenco diverso conquistou público pelo enredo e boa audiência garantiu mais de 60 cenas comerciais ao longo da novela
Publicado em 16/01/2025, às 10h38
Em 16 de janeiro de 2023, há dois anos, a Globo estreava Vai na Fé como sua nova novela das sete. A trama de Rosane Svartman resgatou a proximidade com o público com um enredo focado em personagens do povo, incluindo uma protagonista evangélica, e um elenco diverso. O sucesso com o público atraiu diversos patrocinadores e a novela bateu recorde publicitário.
Com ampla audiência e repercussão, Vai na Fé consolidou-se como a novela das sete da Globo com o maior retorno publicitário. Segundo uma pesquisa do jornalista Nilson Xavier, do Teledramaturgia, a novela desbancou a recordista anterior de publicidade, Cheias de Charme (2012). No total, foram 15 contratos de patrocínio firmados e mais de 60 ativações comerciais durante a exibição.
“Uma estratégia que a gente usou foi trazer para dentro da sala de roteiro roteiristas que cuidam da parte comercial, e pensam no merchan e inserções na trama”, detalhou a autora Rosane Svartman em entrevista na época. Essa colaboração entre o desenvolvimento da trama e a equipe de marketing possibilitou que as ações publicitárias fossem inseridas de maneira natural na narrativa.
Além de seu êxito na TV aberta, Vai na Fé também brilhou no Globoplay. A novela, como aponta Xavier, estabeleceu novos recordes desde o lançamento da plataforma em 2015, tornando-se o conteúdo mais consumido entre as novelas das sete e o segundo mais assistido do ano, atrás apenas de Todas as Flores. Claudio Paim, diretor de negócios da Globo, ressaltou que a produção atingiu mais de 162 milhões de espectadores desde a estreia.
No Ibope, Vai na Fé conquistou média de 23 pontos na Grande São Paulo, superando em três pontos sua predecessora, Cara e Coragem. Nos capítulos finais, a trama beirou os 30 pontos de audiência, um feito não visto desde antes da pandemia. O Teledramaturgia destaca, ainda, que em cidades como Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Belém, a novela alcançou índices próximos aos 35 pontos.
Com roteiro sólido e direção impecável, Vai na Fé destacou-se também pelo elenco heterogêneo. Entre os grandes nomes estavam Sheron Menezzes, Samuel deAssis, EmílioDantas, CarolinaDieckmann, JoséLoreto, RenataSorrah, CláudiaOhana, Zé CarlosMachado, ElisaLucinda e RegianeAlves.
A novataClaraMoneke encantou a audiência com sua personagem Kate (a Katelycia), uma jovem carismática, irreverente, impulsiva e cheia de personalidade, ofuscando até atores mais veteranos.
O sucesso do folhetim exibiu a necessidade de criar narrativas mais próximas do público em enredo e personagens, iniciando uma fase marcada por mais diversidade nas novelas da Globo.
Leia também: Gravada por inteiro, novela do SBT estreou com atores no ar na Globo há 13 anos