Em entrevista à Contigo!, Isadora Ribeiro, modelo que estrelou a icônica abertura de Tieta, critica adaptação da obra e denuncia censura
Felipe França Publicado em 19/11/2024, às 18h37
A partir de 02 de dezembro, o Vale a Pena Ver de Novo da Globo passará a exibir uma das novelas mais assistidas da história da televisão brasileira, Tieta. A obra, que foi ao ar originalmente em 1989, chamou atenção do público pelo enredo cativante e ousadia, inclusive, a abertura foi um marco para época por apresentar flahs de nudez da modelo Isadora Ribeiro. Contudo, para se adaptar ao horário da tarde, a emissora deve alterar as cenas que mostram os seios da artista. A decisão foi bastante criticada.
Foi noticiado que as cenas de nudez da abertura de Tieta serão cortadas. A Globo se pronunciou e declarou que "Assim como em outras novelas que reprisamos, 'Tieta' pode apresentar adaptações (edições ou ajustes) em seu conteúdo, inclusive abertura, para se adequar ao horário de exibição".
Em entrevista à Contigo!, Isadora Ribeiro, grande musa da abertura da novela, aponta que essa escolha é uma forma de retrocesso e censura por parte da emissora. A modelo relembra que, na época de sua exibição original, a ousadia da trama foi bastante elogiada pelo público e crítica.
"É uma forma de censura e um retrocesso cultural, porque na época ninguém criticou a exibição, o público e os jornalistas eram só elogios, enfatizando a grandiosidade da obra de arte, com efeitos e luzes no corpo. A abertura da novela Tieta foi muito moderna prá época, repleta de elementos simbólicos, com a minha imagem evocando a natureza, a liberdade e a essência de uma Bahia exuberante e mística. Com todos esses elementos em destaque, a obra ajudou a alavancar a audiência", declara.
A história se tornou um clássico por apresentar ousadia, liberdade, empoderamento feminino, críticas ao conservadorismo, entre outros temas muito bem escritos. Isadora Ribeiro reforça que a abertura da obra vai de encontro com esses pontos exaltados em Tieta.
"A liberdade e empoderamento está refletida na abertura e na história da obra e comportamento da personagem protagonista durante a exibição dos capítulos. A abertura é uma obra de arte que prepara o expectador para o universo sensual, rural e cheio de contrastes da novela, adaptada da obra de Jorge Amado e música especialmente composta pelo Boni na voz do Luiz Caldas", confessa.
Isadora Ribeiro relembra a repercussão da abertura de Tieta em 1989: "Ninguém criticou a exibição, e foi muito lindo curtir a reação das pessoas, era unânime a admiração e receptividade dessa obra incrível".
"Tenho muito orgulho de ter participado e visto no ar, exatamente o resultado que eu busquei no momento pra minha atuação durante a gravação da abertura: exibindo através das imagens a naturalidade e desenvoltura de um ser telúrica integrada na natureza", finaliza Isadora Ribeiro em entrevista à Contigo!.
Leia mais em: Anúncio da reprise de Tieta na Globo agita a web: 'Ainda estou sem acreditar'
Mania de Você: Luma entregará provas contra Mavi para Viola?
Em Mania de Você, Luma é enganada por Mércia e faz Viola de trouxa: ‘Falsa!’
Reprise de Tieta pode seguir o mesmo caminho que Roque Santeiro?
Atriz começou novela na Tupi e migrou para a Globo durante a trama há 51 anos
Mania de Você: Mavi faz descoberta sobre Viola e resolve desgraçar a vida da ex
Band fez novela de terror com exorcismo há 45 anos para tentar enfrentar a Globo