O que rolou com Rebeca Andrade na trave? Entenda resultado que causou revolta - Reprodução/TV Globo
SAIBA DETALHES

O que rolou com Rebeca Andrade na trave? Entenda resultado que causou revolta

Rebeca Andrade ultrapassou Simone Biles na final da trave, mas perdeu o pódio por 'erro' mínimo; entenda o que aconteceu

Matheus Aguiar Publicado em 05/08/2024, às 11h12

Na manhã desta segunda-feira (05), a ginasta Rebeca Andrade competiu na final da trave das Olimpíadas de Paris. Por pouquíssimo, a brasileira ficou em quarto lugar com 19.933 pontos e, por 0.4, não entrou no pódio. Agora, entenda o que aconteceu.

A execução e a dificuldade são os dois componentes que são levados em consideração para a nota final na ginástica. A primeira começa em nota máxima, em 10, e vai diminuindo de acordo com os erros dos atletas. Já a segunda é calculada na hora da apresentação - ela é definida somando valores dos oito elementos mais difíceis que a atleta realiza, incluindo saídas complicadas e movimentos ligados. A informação é do portal Olimpíada Todo Dia.

Com isso, é possível entender o que aconteceu com a brasileira. Nas últimas três apresentações, Rebeca Andrade fez uma série com 6.1 de dificuldade. Toda vez, no meio da performance, ela realiza uma reversão para frente ligada com um salto anel e mais um flic, sequência que aumenta 0.4 na dificuldade - e foi justamente isso que ela não fez na final.

Até então, não se sabe se foi uma escolha da atleta em simplificar a série para evitar possíveis erros e garantir uma nota alta ou se ela desistiu no meio da apresentação devido a um erro. A nota causou revolta em parte dos telespectadores, que esperavam um valor maior, já que alguns das outras adversárias até caíram da trave enquanto a brasileira se equilibrou ao máximo.

Sendo assim, o final da trave ficou da seguinte forma: em primeiro lugar, Alice D'Amato, da Itália, com 14.366; em segundo, Yaqin Zhou, da China, com 14.100; enfim, em terceiro, Manila Esposito, também da Itália, com 14.00.

É OURO

Campeã Olímpica mais uma vez! Rebeca Andrade desbanca favoritismo de sua rival, a norte-americana Simone Biles, e conquista medalha de ouro na final do solo, na ginástica artística. A brasileira fez uma apresentação espetacular e somou a nota de 14.166, enquanto Biles teve 14.133.

Rebeca Andrade se tornou a atleta brasileira com maior número de medalhas nas Olimpíadas. Agora, a ginasta tem 2 ouros, 3 pratas e 1 bronze, totalizando 6 no total.

Não perca nada sobre as celebridades: siga a Contigo! no Instagram.

Rebeca Andrade Olimpíadas de Paris

Leia também

Tamires, da Seleção, surpreende namorada com pedido de casamento na Torre Eiffel


Atleta correu a maratona nas Olimpíadas com perna quebrada: "Partir o coração"


Medalhistas das Olimpíadas de Paris sofrem acidente após celebração: veja o que aconteceu


Nas Olimpíadas, atleta corre maratona com perna quebrada: "Um inferno"


Atleta vomita sangue e fica fora de final nas Olimpíadas: “Dor insuportável"


Quem é Isaquias Queiroz, canoísta que ganhou prata nas Olimpíadas 2024