Nadadora brasileira Ana Carolina Vieira foi expulsa das Olimpíadas 2024 - Reprodução/Instagram
Que situação!

Por que a nadadora brasileira Ana Carolina Vieira foi expulsa das Olimpíadas?

Descubra por que a nadadora brasileira Ana Carolina Vieira foi expulsa das Olimpíadas de Paris 2024

Redação Contigo! Publicado em 29/07/2024, às 10h58

Na última sexta (26), dia da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a nadadora Ana Carolina Vieira foi expulsa pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Entenda os detalhes dessa decisão controversa.

O que aconteceu?

Ana Carolina Vieira deixou a Vila Olímpica sem autorização na última sexta-feira (26) junto com o também nadador Gabriel Santos. Inicialmente, ela receberia apenas uma advertência, mas a situação tomou um rumo inesperado devido ao seu comportamento agressivo.

Segundo Gustavo Otsuka, gerente de natação da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), a atleta teve uma reação inadequada ao ser informada sobre sua exclusão do revezamento 4x100 medley misto. "A agressividade não foi durante a reunião disciplinar. Ela se portou normalmente", explicou Otsuka.

Leia mais: Quem é Ana Carolina Vieira, nadadora que foi expulsa das Olimpíadas?

"A agressividade foi durante a conversa das mudanças do revezamento, quando ela se posicionou de forma totalmente inadequada reivindicando o ponto dela. Foi nesse momento que nós achamos por bem levar essa situação para o lado disciplinar e tomamos as medidas cabíveis", detalhou o dirigente.

Em contraste, Gabriel Santos, que também saiu da Vila sem permissão, não apresentou comportamento agressivo e foi punido apenas com uma advertência.

Ana Carolina, que já havia participado do revezamento 4x100m livre feminino, retornará ao Brasil imediatamente, conforme comunicado do COB. Já Gabriel Santos, que competiu no revezamento 4x100m livre masculino, não tem mais provas a disputar em Paris.

 

Comunicado oficial do COB

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) emitiu um comunicado no sábado, 27, informando sobre a indisciplina dos nadadores Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos. Em comum acordo com a Comissão Técnica da modalidade, a equipe decidiu punir os atletas por deixarem a Vila Olímpica sem autorização. Ana Carolina, além disso, foi desrespeitosa e agressiva ao contestar uma decisão técnica, resultando em seu desligamento imediato da delegação.

Ana Carolina Vieira se pronuncia

Após sua expulsão, Ana Carolina Vieira se manifestou pela primeira vez, alegando que fez uma denúncia de assédio na seleção de natação que foi ignorada pelo COB. Em um vídeo publicado nas redes sociais, a nadadora se defendeu das acusações de má conduta e afirmou estar "desamparada".

"Saí de lá e deixei meus materiais, não sabia o que fazer. Minhas coisas estão lá (na Vila Olímpica), fui para o aeroporto de short. Tive que abrir a mala toda no aeroporto. Estou em Portugal, vou para Recife e depois ir para São Paulo", relatou Ana Carolina.

Ela continuou dizendo que não teve acesso a ninguém e que seus contatos com o COB foram infrutíferos. "Estou desamparada, não tive acesso a nada, não consegui falar com ninguém. Me mandaram entrar em contato com os canais do COB. Como vou entrar em contato? Já fiz denúncia de assédio e nada foi resolvido, assédio dentro da seleção", disse.

Ana Carolina finalizou seu desabafo afirmando que irá falar tudo com seus advogados. "Estou triste, nervosa, mas com coração em paz que eu sei quem eu sou, do meu caráter e da minha índole. Espero poder defender a natação brasileira feminina com muito orgulho. Peço paciência e obrigado", concluiu a nadadora.

Não perca nenhuma notícia dos famosos: siga a Contigo! no Instagram.

Olimpíadas Ana Carolina Vieira Comitê Olímpico do Brasil COB Jogos Olímpicos de Paris 2024 nadadora

Leia também

Tamires, da Seleção, surpreende namorada com pedido de casamento na Torre Eiffel


Atleta correu a maratona nas Olimpíadas com perna quebrada: "Partir o coração"


Medalhistas das Olimpíadas de Paris sofrem acidente após celebração: veja o que aconteceu


Nas Olimpíadas, atleta corre maratona com perna quebrada: "Um inferno"


Atleta vomita sangue e fica fora de final nas Olimpíadas: “Dor insuportável"


Quem é Isaquias Queiroz, canoísta que ganhou prata nas Olimpíadas 2024