Apresentadora da Globo contraiu Covid-19 pela 5ª vez, sendo a segunda em três meses. Ana Maria Braga desafia conhecimentos da medicina com vírus
Gabriel Perline Publicado em 08/11/2024, às 11h54
Ana Maria Braga surpreendeu os telespectadores ao iniciar o Mais Você da última quarta-feira (6) em sua casa após ter a confirmação de seu quinto diagnóstico de Covid-19. A apresentadora da Globo contraiu o vírus pela segunda vez em um intervalo de três meses e desafiou os conhecimentos da medicina. As primeiras informações dos especialistas, quando houve o primeiro surto de reinfecção ao longo da pandemia, era de que a janela imunológica previa uma "proteção" de um período mais extenso ao indivíduo após contrair o vírus pela primeira vez. Mas no caso da comunicadora, um tanto quanto incomum, já foi comprovado ser possível ocorrer.
"Essa contaminação pode ocorrer em curto intervalo porque, na verdade, a paciente foi recontaminada com uma Cepa diferente da última que a contaminou, e normalmente essas mutações, que geram novas Cepas do vírus Covid, têm uma capacidade agressiva menor, de uma maneira geral", explicou Ronaldo Vasque, Cardiologista e Diretor do Hospital Santa Clara em São Paulo.
"Não tem relação com a idade e nem com o fato do paciente já ter sido vacinado. Os vírus da Covid, de uma maneira geral, vão se adaptando ao meio, através de mutações genéticas, que trazem a ele uma resistência às agressões desenvolvidas no organismo, ou pela sensibilização do sistema de defesa (glóbulos brancos), que esteve diretamente em contato com o agressor (vírus) e aprendeu sozinho a se defender ou se foi ensinado a se defender, pelas vacinas. O vírus da Covid então, com essas modificações, vai desenvolvendo periodicamente mutações que são classificadas por Cepas. Por isso, os laboratórios, anualmente, estudam essas cepas e desenvolvem vacinas diferentes", acrescentou.
O especialista ainda enfatizou que Ana Maria Braga não é um caso isolado e que as pessoas realmente podem receber o diagnóstico positivo em uma janela menor de três meses: "O organismo aprendeu a se defender daquele vírus, que o atacou e por isso melhorou. Mas uma nova contaminação, ocorre com uma mutação diferente do vírus".
Em seu perfil no Instagram, Ana Maria Braga confirmou o diagnóstico por meio de uma publicação na última quarta-feira (6). "Bom dia! Acorda, menina! Essa semana tem sido intensa depois das tantas mudanças de fusos horários. Hoje senti a voz um pouco estranha. Como é de praxe, fizemos exames e adivinha? Premiada novamente: Covid-19. Estou bem, mas preciso esperar o exame ficar negativo. Assim que isso acontecer estou de volta. Saúde!!!", escreveu.
Em agosto deste ano, a apresentadora da Globo já havia sido diagnosticada com Covid-19 após apresentar "sintomas de gripe". Na época, Ana Maria Braga esclareceu aos telespectadores que permaneceria em repouso até se recuperar do vírus. Em 2021, ela foi hospitalizada e acompanhada por médicos após receber o primeiro diagnóstico. No ano seguinte pegou a doença novamente e permaneceu vários dias fora do Mais Você. Já em 2023, foi a terceira vez, mas apenas com "sinais mais leves".
Leia também: Cadê a Ana Maria Braga? Ela revela o motivo de sua ausência no Mais Você
*Texto de Júlia Wasko
Júlia Wasko é estudante de Jornalismo e apaixonada por notícias, entretenimento e comunicação. Siga Júlia Wasko no Instagram: @juwasko
Cariúcha não vai ao Fofocalizando após barraco com Leo Dias e alfinetada em Cartolano
Casa Rosa vendida por Xuxa Meneghel está abandonada e em ruínas; veja fotos
Integrante da Banda Os Africanos chora após vazamento de vídeo íntimo com outro homem: 'Não sou gay'
Príncipe Imperial do Brasil morre aos 74 anos e público se choca com existência de Família Real no país
Ameaças e ofensas: Dono da maior página dedicada a realities expõe relação de amor e ódio com fãs
SBT avança nas negociações e lança versão original de Chiquititas em seu streaming