Central Reality é um das principais páginas responsável por cobrir reality show 24 horas. Dono do perfil expõe relação de amor e ódio com seguidores
Publicado em 08/11/2024, às 12h08 - Atualizado às 12h31
Nos últimos anos, os reality shows ganharam fortes aliados nas redes sociais: páginas dedicadas somente a cobrir todos os conteúdos transmitidos 24 horas. Aos 27 anos, Nicollas Piton decidiu deixar sua carreira profissional como fisioterapeuta para criar a Central Reality, uma das páginas mais conhecidas no Twitter/X. Em entrevista exclusiva à coluna, o responsável pelo nascimento e desenvolvimento do perfil revelou mais detalhes dos bastidores do trabalho, que inclusive conta com muitos desafios, como ameças contra ele.
"Como nem tudo são flores, já passei por situações delicadas. Em época de reality sempre tem aquela torcida que não gosta muito das publicações da página e partem para as ofensas. Uma vez, um fã de um participante chegou a encontrar as minhas redes sociais e me mandar ameaças, esse inclusive era um dos motivos de eu nunca ter me 'revelado' antes, talvez por medo do que essas pessoas fanáticas poderiam fazer, mas hoje penso diferente", lamentou.
Após a final do BBB 21, a Globo decidiu apostar no retorno de No Limite, que estava há cerca de 12 anos fora do ar, e isso foi uma grande motivação para Nicollas Piton apostar nas redes sociais. A nova temporada do reality show contou com a participação de ex-brothers, o que poderia contribuir ainda mais com o engajamento. "Como sou muito fã do formato e também do BBB, decidi criar a Central No Limite para fazer uma cobertura no Twitter sobre o reality. Minha intenção na época era de criar uma página e fazer disso um hobby, mas hoje em dia além de um hobby, é também o meu trabalho", admitiu.
Com o fim do reality show da Globo, o responsável pela página passou a alterar o nome de acordo com o programa transmitido, como Central Ilha Record, Central A Fazenda e Central BBB. Durante o BBB 22, Nicollas Piton criou um perfil no Instagram, mas desta vez com um amigo e outros fãs: "Fiz uma seletiva no Twitter onde acabei escolhendo quatro seguidores para serem administradores voluntários". Na mesma época, ele permaneceu mais de 8 horas seguidas no Space do Twitter/X, batendo o recorde da plataforma com 15 mil ouvintes simultâneos, além de contar com a participação de celebridades, como Gil do Vigor, João Luiz e Fernanda Paes Leme.
Até então, Nicollas Piton não conseguia entender a dimensão de seu trabalho na rede social, até que fechou publicidade para três marcas. "Como o nome Central BBB era muito limitado e a 22ª edição do BBB já tinha terminado, pensei em mudar a identidade da página pela última vez, desta vez para um nome que abrangesse todos os reality shows e não precisássemos ficar sempre alterando, então foi aí que surgiu a Central Reality", explicou.
Nos anos seguintes, ele e sua equipe continuaram se dedicando 24 horas à cobertura de diferentes reality shows. "Nesses 3 anos e meio de página, além de ter mudado a minha vida, já que antes eu era CLT e larguei o emprego ano passado pra me dedicar somente à página, tive a oportunidade de conhecer muitos famosos que eu só acompanhava pela TV ou pela internet, além de ter realizado o sonho de qualquer fã de reality show, que foi conhecer a casa de A Fazenda a convite da Record e o Projac, onde fica a casa do BBB, a convite da TV Globo", comemorou.
"Já fizemos publicidade para mais de 30 marcas de diversos segmentos diferentes, inclusive as maiores emissoras do país, Globo, Record e SBT. Algumas marcas que já fizemos publicidade: Samsung, Nestlé, Chevrolet, Seara, Heineken, OMO, Pepsi, Dove, Santander, Claro, Prime Video, iFood, Ambev, entre outras", acrescentou.
Em abril de 2024, o Central Reality ficou entre os 20 perfis mais engajados do mundo no Twitter/X, além de ocupar o lugar de 3º perfil brasileiro mais envolvido do mundo na mesma época. Há cerca de um ano e meio, Nicollas Piton começou a receber a monetização do Twitter/X, mas os valores dependem de cada época do ano: "No último BBB cheguei a receber 8 mil reais de monetização em apenas um mês de cobertura do reality".
"Atualmente eu cuido da página com mais 2 administradores e estamos no Twitter, Bluesky, Instagram e Tiktok. Durante o BBB, que é a nossa maior vitrine, geralmente eu dobro o número de administradores, a quantidade de publicações quadriplicam e fazemos uma cobertura 24 horas em tempo real. Eu divido OS administradores por turno e em cada período fica um administrador no Twitter e o outro no Instagram, que são as nossas principais redes sociais", disse.
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*Texto de Júlia Wasko
Júlia Wasko é estudante de Jornalismo e apaixonada por notícias, entretenimento e comunicação. Siga Júlia Wasko no Instagram: @juwasko