A influenciadora digital foi contratada para divulga produtos e serviços suspeitos - Reprodução
crimes

Isabel Veloso usou fama obtida com câncer terminal para divulgar serviços acusados de golpes

Após sensibilizar milhões de pessoas, Isabel Veloso usou a fama obtida com o câncer terminal para divulgar produtos e serviços de procedência duvidosa

Gabriel Perline Publicado em 27/08/2024, às 15h49 - Atualizado às 15h57

Nas últimas semanas, Isabel Veloso  sofreu uma grande represália de seus seguidores após ser acusada de contribuir para a propagação de supostos golpes online. A influenciadora digital foi contratada por empresas para divulgar produtos e serviços que são alvos de investigações e acusações de fraudes. O falso diagnóstico de câncer terminal da youtuber, revelado por sua médica, só alimentou ainda mais a falta de confiança dos fãs, que têm se questionado sobre suas verdadeiras intenções. A seguir, a coluna te recorda diversas polêmicas em que a influencer se envolveu.

Fraude

Em abril deste ano, Isabel Veloso foi acusada de divulgar um esquema fraudulento em suas redes sociais. A influenciadora digital anunciou um serviço conhecido como "golpe da Shopee" e que está sendo investigado por fraude. Em seu Instagram, a youtuber anunciou que obteve ganhos financeiros significativos por meio de avaliações no marketplace de vendas de produtos.

Na publicação, Isabel Veloso mostrou um comprovante de pagamento que ela teria recebido no valor de R$ 2.117,57 ao compartilhar uma "função secreta da Shopee". "É muito fácil ganhar dinheiro na internet (...) Olha só os ganhos dentre de cinco dias que a plataforma pode disponibilizar pra vocês", explicou. A situação gerou revolta entre os internautas, que a acusaram de contribuir com o suposto golpe.

Por outro lado, ela se retratou dizendo que também foi vítima de um golpe. "Foi um link falso que passaram, e passaram o real para mim. Tanto que até assisti alguns dos vídeos e realmente fala sobre ganhar dinheiro. Não fui eu que montei o link dos Stories, então desculpa pessoal. Nunca foi da minha índole fazer isso e, como disse, divulguei devido o acesso que pensei que fosse real, tal qual me passaram e havia o conteúdo. Peço desculpas do coração".

Golpes

Em agosto deste ano, a youtuber voltou a ser alvo de inúmeras críticas após compartilhar uma forma de comprar perfumes importados por preços muito abaixo do normal. "O segredo é que eu utilizo essas miniaturas de 30 ml. Então eu consigo usar vários perfumes diferentes. E tá rolando uma super promoção no site. São três miniaturas importadas por somente R$ 99 (...) Clica no link para garantir o seu combo e fazer parte do time das cheirosas".

Entretanto, seguidores de Isabel Veloso constataram que a divulgação também não passava de um possível golpe. O site divulgado pela influenciadora digital sequer tinha um CNPJ, telefone de contato ou e-mail, além de ter sido criado apenas dois meses antes da publicidade. Uma fã da youtuber contou que foi bloqueada logo após realizar o pagamento dos produtos.

Ainda no início deste ano, Isabel Veloso tornou-se alvo até mesmo de reclamações em sites especializados, como o Reclame Aqui. Uma fã da youtuber compartilhou que acreditou nos produtos divulgados por ela, mas acabou caindo em um suposto golpe. "Gente, vi no Instagram da Isabel Veloso que está marca estava disponibilizando 100 colares grátis, só pagaria o frete, transferi por pix 29,90 que seria do frete, não me mandaram e-mail confirmando sobre o pedido então contatei eles pelo Instagram, não me responderam, não consegui mais mandar mensagem no Instagram deles, mandei e-mail e o e-mail não existe, por favor, não caiam mais nesse tipo de golpe caí nesse e agora nunca mais, triste pessoas que parecem confiáveis divulgando um golpe desse".

"No dia 14/04 de 2024, assisti a uma propaganda divulgada pela influenciadora Isabel Veloso em seu Instagram, ela anunciava uma promoção de uma semi joia, dizendo que se você entrasse pelo link dela, naquele momento, vc pagaria apenas o frete, era uma promoção exclusiva para seguidores dela, eu entrei no link dela e adquiri, pois queria presentear minha esposa, no dia seguinte, a dona da loja nacional semi joias fez um vídeo, dizendo que usaram a imagem da loja para aplicar [Editado pelo Reclame Aqui], como eu, muitos caíram, até hoje, tomei prejuízo, estou deixando aqui minha reclamação e vou atrás dos meus direitos", apontou outro. "Comprei um colar com a inicial do meu nome no dia 15/04, indicação da influencer Isabel Veloso, até agora o produto não chegou, a página sumiu. Pelo que vi nas denúncias, foi um golpe", completou outro. E as reclamações de seus seguidores vão muito além.

Salário maternidade

Em suas redes sociais, Isabel Veloso compartilhou o contato de uma empresa que presta assessoria para mulheres grávidas receberem o salário-maternidade. A prática é considerada um golpe pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O serviço promete ajudar mulheres que têm direito ao benefício, mas a prática é completamente desencorajada pela autarquia por cobrar uma taxa pelo que poderiam ter acesso gratuitamente.

Ao tomar conhecimento sobre as críticas a respeito da divulgação, a influenciadora digital compartilhou uma nota por meio de sua assessoria jurídica confrontado os casos de calúnia, injúria e difamação: "Prezando sempre pela veracidade das informações, repudia-se todas as falsas informações e acusações que foram covardemente espalhadas nas redes sociais nos últimos dias envolvendo seu nome, sua honra e sua moral".

"De antemão, a assessoria jurídica de Isabel Veloso informa que foram identificados indivíduos para apuração de medidas cabíveis, nas áreas cíveis e criminais, que envolve à prática de fake news e ainda, atos ligados a calúnias, injúrias e difamações. Da mesma forma, alerta que futuras práticas criminosas, desabonadoras e prejudiciais à pessoa de Isabel Veloso serão tratadas judicialmente através de todas medidas cabíveis para buscar a necessária responsabilização", concluiu.

Publicidade de medicamentos

A influenciadora digital ainda conseguiu se envolver em uma grande polêmica ao fazer a divulgação de medicamentos em suas redes sociais. Isabel Veloso fez publicidade do Neolefrin, um remédio à base de CBD, e o caso também gerou revolta nas redes sociais. O motivo? No Brasil é proibida a publicidade de medicamentos controlados para o público por estimular a automedicação. 

"A publicidade de medicamentos de venda sob prescrição médica é restrita ao público especializado, como médicos, farmacêuticos, e outros profissionais de saúde. Esses medicamentos não podem ser divulgados ao público geral (...) A propaganda de medicamentos de venda sem prescrição médica deve seguir critérios rígidos para evitar informações enganosas, e deve incluir advertências sobre os riscos do uso inadequado (...) Medicamentos controlados, como aqueles que exigem prescrição e retenção da receita, não podem ter publicidade dirigida ao público em geral", informa uma das normativas da Resolução RDC nº 96/2008 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Isabel Veloso

Leia também

Raquel Brito segue passos de Davi, e apela para choradeira e vitimismo em A Fazenda 16


Paquita quebra protocolo e afirma que broncas de Xuxa "machucavam mais" que as de Marlene


Cariúcha escala inimigo de Jojo para seu aniversário e provoca: "A festa aqui é da diversidade"


Bianca Rinaldi relembra terror infantil com Marlene Mattos exigindo que ficasse pelada


Briga por herança de Gal Costa tem reviravolta, e viúva e filho da cantora fazem acordo


Sander Mecca vira chef de cozinha após vício e prisão: "Conheci o inferno usando drogas"