Guilherme Boulos e Pablo Marçal voltaram a trocar farpas em debate exibido na TV - Reprodução/TV Gazeta
Debate

Seguranças entram em cena e separam assessores de Boulos e Marçal após barraco na TV Gazeta

Os assessores de Guilherme Boulos e Pablo Marçal perderam a linha no debate promovido pela TV Gazeta. Seguranças entram em cena para separar

Gabriel Perline Publicado em 02/09/2024, às 13h06 - Atualizado às 18h00

O clima de hostilidade instaurado no debate promovido na noite de domingo (1º) pela TV Gazeta em parceria com o MyNews não ficou restrito somente entre os candidatos à prefeitura de São Paulo. O que o público de casa não viu foi o clima tenso instaurado entre os assessores dos postulantes, que tiveram um comportamento indecoroso nos bastidores, com gritos, ameaças e trocas de xingamentos, obrigando a equipe de segurança a intervir e ameaçar de expulsão do estúdio caso não alterassem o comportamento.

Fontes da coluna que acompanharam o debate na TV Gazeta relataram que o clima por trás das câmeras começou a azedar porque um dos assessores de Guilherme Boulos (PSOL) se irritou com as negativas aos pedidos de direito de resposta. Em sua opinião, os avaliadores estariam agindo com parcialidade, tendo em vista que seu principal adversário no debate, Pablo Marçal (PRTB), obteve o benefício em alguns momentos. E seu incômodo foi verbalizado em alto e bom tom.

Foi o que bastou para um dos assessores de Marçal começar a provocar o representante de Boulos e a gritaria começou, com trocas de xingamentos e acusações entre os profissionais. Embora o som não tenha vazado nos microfones, houve um momento do debate que a mediadora Denise Campos de Toledo precisou pedir a ordem no estúdio, por conta da confusão que havia se instaurado e estava atrapalhando a condução de seu trabalho. E a equipe de segurança entrou em ação.

Para quem estava em casa, a sensação era de que o ambiente estava lotado de assessores dos cinco candidatos. Porém, pelas regras estipuladas pela emissora, cada postulante tinha direito a entrar no estúdio com apenas dois representantes. E mesmo com uma plateia enxuta, a desordem transbordou para os bastidores e o caos tomou conta.

Como um dos assessores de Boulos e um de Marçal começaram a se aproximar fisicamente, e estavam visivelmente exaltados, a equipe de segurança imediatamente os separou e precisou elevar o tom de voz com ambos, ameaçando expulsá-los do estúdio caso eles não mantivessem o decoro. E isso tudo ocorreu enquanto o debate corria ao vivo e era transmitido pela TV Gazeta. Após o esculacho, eles se acalmaram, mas voltaram a se estranhar em um dos intervalos comerciais, quando novamente tiveram que ser advertidos pela equipe.

A TV Gazeta e o MyNews impuseram regras rígidas aos candidatos à prefeitura de São Paulo para a realização do debate na noite de ontem, e todos eles assinaram um documento concordando com todos os detalhes. Uma das cláusulas proibia que os candidatos e assessores presentes no estúdio estivessem em posse de aparelhos celulares, tablets ou notebooks. Ninguém entrou no local com equipamentos eletrônicos para evitar comunicação externa e também que o confronto fosse influenciado pelo calor das redes sociais.

Os candidatos chegaram à sede da emissora na avenida Paulista com equipes volumosas, porém cada uma foi direcionada a uma sala diferente dentro das dependências da Faculdade Cásper Líbero, com um generoso distanciamento para evitar embates. Uma equipe extra de seguranças foi contratada para evitar qualquer desinteligência e profissionais ficaram de plantão na porta de cada ambiente para impedir que membros de uma equipe invadissem espaços de rivais nos bastidores.

No debate, o clima bélico entre os candidatos tomou conta, principalmente pelo comportamento infantil e desrespeitoso que Marçal adotou logo no início, inflamando todos seus oponentes. Embora boa parte tenha sido exibida ao vivo, muitas provocações e trocas de ofensas foram proferidas nos intervalos comerciais.

A coluna procurou as assessorias de imprensa da TV Gazeta, de Boulos e de Marçal, mas somente a equipe do candidato do PSOL se manifestou, negando que houve qualquer destempero nos bastidores. Embora eles neguem, nós sustentamos todas as informações aqui publicadas. Veja a nota enviada à reportagem:

"A assessoria da campanha questionou a organização do debate sobre os critérios para definição dos direitos de respostas, porém em momento algum houve desentendimento com a equipe de segurança e assessoria do candidato do PRTB."

 

TV Gazeta Guilherme Boulos Pablo Marçal

Leia também

Raquel Brito segue passos de Davi, e apela para choradeira e vitimismo em A Fazenda 16


Paquita quebra protocolo e afirma que broncas de Xuxa "machucavam mais" que as de Marlene


Cariúcha escala inimigo de Jojo para seu aniversário e provoca: "A festa aqui é da diversidade"


Bianca Rinaldi relembra terror infantil com Marlene Mattos exigindo que ficasse pelada


Briga por herança de Gal Costa tem reviravolta, e viúva e filho da cantora fazem acordo


Sander Mecca vira chef de cozinha após vício e prisão: "Conheci o inferno usando drogas"