Jogadora de xadrez é investigada por supostamente envenenar rival com mercúrio em tabuleiro - Reprodução/X
ENVENENAMENTO

Jogadora de xadrez é investigada por supostamente envenenar rival com mercúrio em tabuleiro

Enxadrista russa é investigada após ser flagrada espalhando substância identificada como mercúrio no tabuleiro usado por rival; veja o vídeo

Adriana Passos, sob supervisão de Luisa Scavone Publicado em 08/08/2024, às 17h35

A jogadora de xadrez russa Amina Abakarova, de 43 anos, está sendo investigada por ter supostamente envenenado a rival Umayganat Osmanova com mercúrio. Câmeras de segurança flagraram a enxadrista espalhando uma substância no tabuleiro que seria utilizado pela moça em um campeonato, na última sexta-feira (2), em Makhachkala, no sul da Rússia.

Osmanova começou a passar mal pouco depois do início da partida e teve tontura severa e náuseas. Em entrevista ao jornal russo 'Izvestia', ela disse que desconfiou de que poderia ter sido envenenada com mercúrio após ver algumas "pequenas bolinhas debaixo do tabuleiro".

"Eu me sentia mal. Comecei a respirar profundamente e não conseguia respirar o suficiente. Eu não conseguia entender o que estava acontecendo”, disse ela. As autoridades russas confirmaram a presença de mercúrio no local. 

Segundo o jornal inglês 'Daily Mail', outros participantes da competição afirmaram que Abakarova disse que teria decidido agir contra Osmanova como vingança por insultos proferidos pela competidora contra ela e sua família. 

"Como muitos, estou perplexo com o que aconteceu e os motivos de uma competidora experiente como Amina Abakarova são incompreensíveis. As ações dela poderiam ter levado a um desfecho trágico, ameaçando a vida de todos os presentes, inclusive a dela mesma", declarou disse Sazhida Sazhidova, ministro do Esporte da Rússia, ao jornal inglês 'The Telegraph'.

O diretor-executivo da Federação Russa de Xadrez, Alexander Tkachyov, informou que aguarda a investigação das autoridades estatais e que considera um possível banimento vitalício para Abakarova. Veja o vídeo abaixo:

Simplesmente a campeã de xadrez russa envenenando o tabuleiro com mercúrio o tabuleiro da rival.https://t.co/Vnc5NcFhzs pic.twitter.com/5FWCZIaLth

— Jéferfon Menezes (@JefinhoMenes) August 8, 2024

SALTADOR QUE VIRALIZOU NAS REDES DEVIDO AO 'DOTE' SE PRONUNCIA SOBRE EPISÓDIO

O saltador francês Anthony Ammirati, que viralizou nas redes sociais por não conseguir completar um salto com a vara depois que as suas partes íntimas esbarraram no sarrafo, se pronunciou pela primeira vez sobre a repercussão do episódio inusitado.

Em um vídeo publicado no Tik Tok, é possível ver o atleta se alimentando e aparentando confusão. Em cima, ele registrou: "ponto de vista: você faz mais sucesso pelo seu dote do que por suas performances".

Pouco depois da prova, Ammirati avaliou o seu desempenho em depoimento à Federação da França. "É uma grande decepção. Estou um pouco arrasado porque não errei nada na terceira tentativa de 5,70m. O que senti falta foi um pouco de salto no treinamento para ajustar as configurações da prova. É a primeira vez que começo uma competição sem estresse", disse ele.

Mercúrio Umayganat Osmanova Amina Abakarova

Leia também

Rômulo Bellotti expõe situações pessoais com humor no palco: 'Me desafiar'


Primeiro espetáculo circense cristão do Brasil vem cativando milhares de pessoas pelo País


Gato Preto já foi atacado por não pagar pensão antes de filho com Bia Miranda


Carol Costa leva Bibi Ferreira para os palcos: 'Liberdade poética’


Gigi Debei defende antagonista do musical Legalmente Loira: 'Não está tão errada'


Carlos Arruza vive primeiro marido de Bibi Ferreira em musical biográfico: 'Não aceita perdê-la'