Cantor Natthan foi diagnosticado com H. pylori no final de 2023 - Foto: Reprodução/Instagram
ATENÇÃO!

Médico explica doença de Nattan e alerta sobre consumo de álcool: 'Agravar os sintomas'

Em entrevista à Contigo!, o Dr. Lucas Nacif, cirurgião gastrointestinal, explica sobre a bactéria H. pylori e avalia caso de Nattan

Felipe França Publicado em 18/11/2024, às 16h31

Nattan, cantor de grande sucesso no cenário musical, passou por uma grande mudança em sua vida pessoal e profissional após contrair a bactéria H. pylori no final do ano passado, o que o obrigou a cancelar uma série de shows. Em entrevista à Contigo!, o Dr. Lucas Nacif, cirurgião gastrointestinal, explica sobre a doença e esclarece a relação do álcool com a condição do artista.

Durante sua recuperação, Nattan tomou decisões importantes, incluindo a decisão de parar de beber e adotar um estilo de vida mais saudável. Durante um festival, Nattan revelou em entrevista a diversos jornalistas que a experiência com a doença foi um ponto de virada em sua vida: “Agora, eu bebo de 15 em 15 dias. Antes, eu bebia todo dia".

O Dr. Lucas Nacif esclarece qual a relação do álcool com a bactéria e explica que parar de beber é uma recomendação comum nesses casos, para evitar complicações e ajudar na recuperação da mucosa gástrica.

"O álcool pode irritar a mucosa gástrica e agravar os sintomas da infecção por H. pylori, como dor e inflamação. Além disso, o consumo excessivo de álcool pode enfraquecer a barreira de defesa do estômago, tornando o ambiente mais propício para que a bactéria cause danos", declara.

Apesar de Nattan confessar que bebia muito, o especialista reforça que bebidas alcoólicas não são um fator para o paciente desenvolver a bactéria, ela é adquirida por meio de água ou alimentos contaminados, mas alerta para relação do álcool com a doença. 

"No entanto, o consumo excessivo de álcool pode enfraquecer o sistema imunológico e a proteção do estômago, facilitando o desenvolvimento de problemas gástricos relacionados à bactéria. Portanto, embora o álcool não seja o causador direto, ele pode agravar a condição", explica.

EXISTEM COMPLICAÇÕES? 

Lucas Nacif afirma que H. pylori é uma bactéria que se aloja no estômago e pode causar inflamações na mucosa gástrica, como gastrite, e, em casos mais graves, úlceras. Nem todas as pessoas infectadas apresentam sintomas, mas quando não tratada, a infecção pode trazer complicações sérias. O médico alerta. 

"A infecção crônica por H. pylori pode causar uma inflamação persistente no estômago, que, ao longo dos anos, pode evoluir para alterações mais graves, como úlceras e, em alguns casos, câncer gástrico. Por isso, é fundamental identificar e tratar a infecção precocemente, evitando complicações futuras", finaliza o especialista.

Leia mais em: Namorando, Nattan foi em 'farra' com Anitta e incomodou namorada: 'Cachorrada'

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DE NATTAN NAS REDES SOCIAIS:

 

H. Pylori Gastrointestinal Cirurgião Natthan

Leia também

Letícia Gomes revela novidade em futuras transformações: 'Momento certo'


Público sai em defesa de Gretchen após críticas sobre procedimento estético: 'Espelho'


Simony tem luta contra o câncer marcada por gasto milionário e remissão da doença; relembre


Tieta teve bastidor conturbado e inimizade entre atrizes; relembre


Bia Miranda incita cancelamento do público após polêmica sobre gravidez


Vinicius Teixeira leva tema sobre solidão aos palcos: ‘Necessidade’