Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
BBB / EITA!

BBB 25: Diogo alerta Eva e Renata sobre fala racista no BBB 25: 'Soou mal'

Diogo fez alerta para Eva e Renata sobre fala racista ao dizer que Camilla cozinhava para eles no BBB 25

Everton Henrique
por Everton Henrique

Publicado em 29/01/2025, às 21h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
BBB 25: Diogo alerta Eva e Renata sobre fala racista no BBB 25: 'Soou mal' - Reprodução/ Globoplay
BBB 25: Diogo alerta Eva e Renata sobre fala racista no BBB 25: 'Soou mal' - Reprodução/ Globoplay

Na noite desta quarta-feira (29), Diogo Almeidateve uma conversa séria com Eva Pacheco e Renata Saldanha no BBB 25 sobre uma declaração feita durante o almoço do Big Fone que gerou polêmica. O ator alertou as bailarinas que a justificativa usada para não amarrar Camilla Maia — de que ela cozinha para os brothers — poderia ser interpretada como racista. "Eu sei que vocês não pensam dessa maneira, mas soou mal", explicou Diogo, tentando conscientizar as colegas sobre o impacto de suas palavras.

Horas antes, durante o almoço especial, Eva, Renata, Maike Cruz, Gabriel Yoshimoto, Guilherme Albuquerque e Joselma Silva tiveram que escolher dois participantes para ficarem amarrados. Quando o nome de Camilla foi sugerido, Renata argumentou que não deveriam amarrá-la, pois ela prepara a comida para a casa. "A gente se lasca também, porque a gente que está na Xepa, ela cozinha para a gente", disse a bailarina. A fala, no entanto, foi criticada por reforçar estereótipos racistas e machistas.

Camilla e sua irmã Thamiris, que assistiram à conversa da sala ao lado, reagiram com indignação. "Ela só serve para cozinhar, né?", questionou Thamiris. Camilla, visivelmente emocionada, chorou e afirmou: "A leitura que elas estão fazendo é covardia, papo reto". O momento foi transmitido para os demais brothers, que também se mostraram incomodados com a situação.

Diogo Almeida, percebendo a gravidade do ocorrido, chamou Eva e Renata para uma conversa particular. Ele explicou que, embora acreditasse que as duas não tivessem más intenções, a forma como se expressaram foi problemática. "Quando fala: 'Ah, ela cozinha', ficou parecendo... Como é que eu posso dizer? 'A gente precisa dela porque ela cozinha', tá entendendo? Vai para um lugar, Eva e Renata, de subserviência, da mulher preta nesse lugar de quem cozinha, de quem serve", argumentou o ator.

Renata tentou explicar seu ponto de vista, mas Diogo manteve sua posição, reforçando que a fala poderia ser mal interpretada. "A gente já se conhece há duas semanas, já conversou bastante, mas foi empregado errado na hora ali", disse ele. Eva e Renata concordaram com a visão de Diogo, reconhecendo a necessidade de maior cuidado ao se expressarem.

EQUIPE SE MANIFESTOU

A equipe que administra o perfil de Camilla nas redes sociais também se manifestou sobre o ocorrido, denunciando o tom racista da declaração de Renata. "Na sociedade em que vivemos, temos conhecimento do racismo estrutural, mas independentemente da intenção, falas como essa são inaceitáveis. Elas reforçam a naturalização da ideia de que pessoas negras ocupam posições de servidão, o que deve ser desconstruído diariamente", escreveu a equipe.

O comunicado ainda destacou a importância de combater estereótipos de gênero. "Além disso, é fundamental ressaltar que o papel da mulher não se limita à cozinha. Essa visão reducionista perpetua desigualdades e apaga a diversidade de capacidades, sonhos e conquistas femininas. Mulheres podem e devem ocupar qualquer espaço que desejarem. Reafirmamos nosso compromisso com a igualdade e o respeito, e esperamos que situações como essa sirvam de aprendizado para todos", finalizou a equipe de Camilla.

Leia também: BBB25: Em momento íntimo, Aline faz pedido para Diogo: 'Beijo de novela'