Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
BBB / DIFÍCIL

Quadro mental de Daniele Hypólito pode piorar com a eliminação; analisa psicólogo

Quadro mental de Daniele Hypólito é sensível e está atrelado ao sentimento de exclusão; veja a analise do psicólogo Alexander Bez

Laura Vicaria
por Laura Vicaria
lvicaria@editoracaras.com.br

Publicado em 07/04/2025, às 12h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quadro mental de Daniele Hypólito pode piorar com a eliminação; analisa psicólogo - Reprodução/Globo
Quadro mental de Daniele Hypólito pode piorar com a eliminação; analisa psicólogo - Reprodução/Globo

Durante sua trajetória no Big Brother Brasil 25, Daniele Hypolito compartilhou seus sentimentos de exclusão. No começo do reality, por exemplo, ela compartilhou com os aliados que estava se sentindo sozinha, excluída e incompreendida. Segundo o psicólogo e autor Alexander Bez, esse sentimento pode se agravar agora que a ex-atleta foi eliminada da competição. A ginasta saiu do programa neste domingo (6) ao receber 50,37% da média dos votos para sair em uma disputa direta com João Pedro e Maike

Quadro mental de Daniele Hypólito pode piorar

Em entrevista à CONTIGO!, o psicólogo falou que a saída da atleta pode gerar gatilhos: "Uma eliminação pode trazer à tona conflitos inconscientes que estavam ali, latentes. Falar de comportamento sem considerar o inconsciente, nesse caso, é impossível. Porque as respostas estão dentro dela — e talvez nem mesmo ela tenha acesso consciente a isso. Só através de um processo terapêutico, com um psicólogo ou psicanalista experiente, esse entendimento pode emergir. E isso, muitas vezes, leva de seis a oito meses ou mais de acompanhamento para alcançar algum tipo de clareza ou consenso".

O autor também explicou que os sentimentos de exclusão de Daniele são frutos de desejos mais profundos não foram atendidos: "A neurose nasce do conflito interno, e é esse conflito que gera angústia, mal-estar e toda essa gama de sentimentos negativos que ela parece estar vivenciando. Em função disso, é totalmente possível que a eliminação do programa tenha provocado nela uma perturbação emocional intensa, uma instabilidade sentimental significativa".

A perturbação mental gerada pelo BBB

Alexander Bez ainda diz que o reality coloca os participantes em estado de tensão emocional 24 horas por dia. No caso do programa, os jogadores ficam ainda mais nervosos considerando o fato de que podem ganhar um cheque milionário ao final da competição.

"Não dá pra desconsiderar esse fator econômico, principalmente num contexto pós-pandemia, onde aumentaram significativamente os níveis de ansiedade — especialmente a ansiedade de ordem financeira. Esse é, inclusive, um termo já amplamente estudado e utilizado na psiquiatria nos Estados Unidos", disse o especialista. 

Esse ambiente de tensão pode gerar sentimentos negativos, ainda mais se o participante não se sentir ligado a um grupo de aliados: "O prêmio do programa pode sim representar uma compensação para esse sentimento de exclusão — inclusive uma exclusão econômica. No caso específico que estamos tratando, falamos de alguém com uma carreira já consolidada, que vem de uma família tradicional na ginástica, com um nome forte por trás, respaldado por um histórico respeitável".

No caso de Daniele, a sensação de exclusão pode estar ligada não só ao fator econômico, mas também a traumas do passado: "Quando nos preparamos intensamente para algo — e isso não acontece — todo o impacto emocional dessa frustração pode funcionar, sim, como um gatilho psicológico. Na psicanálise, chamamos isso de estressor psicológico. Ou seja, um elemento que intensifica um conflito interno que já existia".