Em entrevista à Contigo! Novelas, Quitéria Chagas recorda primeiras vezes marcantes em sua vida, entre Carnaval, maternidade e até mesmo folhetins
Publicado em 08/01/2025, às 10h00
Quitéria Chagas, um dos nomes mais importantes do Carnaval, elege as passagens mais marcantes de sua vida e recorda suas primeiras vezes em entrevista à Contigo! Novelas. Confira a seguir os momentos de destaque de sua trajetória.
Primeira vez que me apresento com o mestre de bateria do Império Serrano:
"Essa é a minha primeira vez com o mestre de bateria Vitinho, que é neto do primeiro mestre da história do Império Serrano. Então, esse é o representante da dinastia, da ancestralidade, do coração do batuque da bateria do Império Serrano. O avô dele era Alcides Gregório, o primeiro mestre de bateria da história do Império Serrano. A gente sempre quis trabalhar juntos, na festa da bateria, porque ele é um mestre muito conceituado, além de premiado, muito inovador e ama coreografias e paradinhas. E a gente dá muito certo. Então, essa é a minha primeira vez nesse reinado, à frente da bateria, nesse retorno com 25 anos de Carnaval."
Primeira vez que usei faixa e coroa da rainha do Carnaval:
"Foi muito impactante, porque é uma faixa e uma coroa que existem e resistiram ao tempo. Desde 1950, estão com a família da rainha Dalva do Espírito Santo, e ela foi coroada pela grande cantora da época, Dalva de Oliveira. Então, minha primeira vez usando isso foi muito importante. É uma história do carnaval também. É uma grande honra usar isso. Ela até quis me dar a faixa e a coroa antes de falecer!"
Leia também: Quitéria Chagas expõe choque durante morte do marido gringo: 'Desapega de mim'
Primeira vez que defendi a lei do Dia Nacional da Mulher Sambista:
"Foi uma lei importante, que faz parte do movimento feminista e da cultura. Participei via vídeo durante a pandemia, para a Câmara dos Deputados Federais. Meu argumento nessa defesa ajudou essa lei a ser sancionada e, todo dia 13 de abril, dia do nascimento da Dona Ivone Lara, que deu voz à mulher no samba, eu fiz parte dessa defesa. Então, foi a primeira vez que uma rainha foi convidada para defender uma lei e dar voz às mulheres do samba. Isso é muito importante para mim também."
Primeira vez que participei de uma novela:
"Foi a primeira vez que uma rainha de escola de samba se tornou atriz e atuou no elenco da novela das 9 da Rede Globo. Essa foi a primeira vez, minha e de muitas, abrindo a porta para outras. Foi em 2007, na novela Páginas da Vida, de ManoelCarlos, no papel de Doria. Essa primeira vez foi marcante para mim também."
Primeira vez que estive em um DVD do Sorriso Maroto:
"Foi com o Bruno Cardoso, do Sorriso Maroto, na música Me Olhe nos Olhos. Ele me homenageou, agradeceu e disse que eu fazia parte do grupo. Me senti uma figura importante, parecia ser membro do grupo. Aconteceu nos 25 anos de Sorriso Maroto, que foram comemorados e marcaram a turnê Sorriso às Antigas. Nosso reencontro foi maravilhoso."
Primeira vez que fui mãe:
"O nascimento da minha filha foi a minha primeira vez parindo de forma natural, em um parto domiciliar planejado. A melhor escolha da minha vida foi essa. É a Quitéria renascendo como mulher. Nesse momento, eu realmente nasci mulher. Não é só um bebê que nasce, mas uma mãe, uma mulher também. Meu marido da época estava presente, e ele foi fundamental para esse parto acontecer. Quando ele me abraçou, ela veio ao mundo."
Leia mais em: Viúva, Quitéria Chagas se emociona ao falar sobre retorno ao Brasil: 'Momento de força'
Ver essa foto no Instagram