Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Cinema / ESPECIAL

11 filmes sobre esportes para celebrar o início das Olimpíadas 2024

A Contigo!, a Rolling Stone Brasil e o CineBuzz prepararam uma lista que celebra a competitividade, o espírito esportivo e a gana por vitória

Angelo Cordeiro (@angelocinefilo)
por Angelo Cordeiro (@angelocinefilo)
[email protected]

Publicado em 30/07/2024, às 11h30 - Atualizado às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
11 filmes sobre esportes para celebrar o início das Olimpíadas de Paris 2024 - Divulgação/Europa Filmes/Netflix/NEON
11 filmes sobre esportes para celebrar o início das Olimpíadas de Paris 2024 - Divulgação/Europa Filmes/Netflix/NEON

Um dos eventos esportivos mais celebrados do mundo, os Jogos Olímpicos de Verão 2024 começaram oficialmente na última sexta-feira (26), em Paris, na França, reunindo diversas nacionalidades em múltiplas modalidades esportivas.

As Olimpíadas celebram o espírito competitivo e a superação de atletas que, muitas vezes, são levados ao limite em busca da tão almejada medalha de ouro; e, para comemorar, a Contigo!, a Rolling Stone Brasil e o CineBuzz preparou uma lista com filmes sobre esportes.

As produções aqui listadas celebram a competitividade, o espírito esportivo e a gana por vitória. Além disso, todas estão disponíveis em plataformas de streaming, para que você possa assistir entre uma disputa e outra. Confira a seguir:


NYAD (2023)

Abrimos a lista com NYAD, filme que rendeu indicações ao Oscar 2024 para Annette Bening e Jodie Foster. O longa tem a essência do espírito olímpico: superar seus limites e as adversidades.

SINOPSE:Inspirado na verdadeira história da nadadora americana Diana Nyad (Bening), o filme narra um momento importante da carreira da atleta que, aos 60 anos, desafiou as probabilidades de se tornar a primeira pessoa a completar uma viagem de 161 km em 53 horas, de Cuba à Flórida, em pleno alto mar. 

ONDE ASSISTIR: Netflix

"NYAD" rendeu indicações ao Oscar 2024 para Annette Bening e Jodie Foster (Foto: Divulgação/Netflix)
NYAD rendeu indicações ao Oscar 2024 para Annette Bening e Jodie Foster (Foto: Divulgação/Netflix)

Olga (2021)

A ginástica artística é uma das modalidades mais celebradas nas Olimpíadas. Atletas dedicam anos de preparação para um dos momentos mais importantes de suas vidas. Qualquer erro será punido e, por isso, ver jovens atletas sob tamanha pressão é angustiante. Olga traz isso.

SINOPSE:Em 2013, Olga, uma talentosa ginasta ucraniana de 15 anos, está exilada na Suíça tentando conquistar seu espaço no National Sports Center. Ao mesmo tempo, a revolta de Euromaidan — uma onda de manifestações nacionalistas e de agitação civil — irrompe em Kiev e, repentinamente, envolve seus familiares, transformando-a completamente. 

ONDE ASSISTIRTelecine

Em "Olga", uma jovem atleta vive entre o sucesso na carreira e os conflitos em sua vida (Foto: Divulgação/Europa Filmes)
Em Olga, uma jovem atleta vive entre o sucesso na carreira e os conflitos em sua vida (Foto: Divulgação/Europa Filmes)

Eu, Tonya (2017)

A vontade de vencer pode ultrapassar os limites da ética, como mostra a infame história de Tonya Harding, interpretada por Margot Robbie em Eu, Tonya, que rendeu à atriz a sua primeira indicação ao Oscar.

SINOPSE:Desde muito pequena exibindo talento para patinação artística no gelo, Tonya Harding (Robbie) cresce se destacando no esporte e aguentando maus-tratos e humilhações por parte da agressiva mãe.

Entre altos e baixos na carreira e idas e vindas num relacionamento abusivo com Jeff Gillooly (Sebastian Stan), a atleta acaba envolvida num plano bizarro durante a preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno de 1994.

ONDE ASSISTIR: Netflix

"Eu, Tonya", com Margot Robbie, conta uma história real chocante (Foto: Divulgação/NEON)
Eu, Tonya, com Margot Robbie, conta uma história real chocante (Foto: Divulgação/NEON)

Garra de Ferro (2023)

Família é importante. Diversas vezes vemos atletas premiados destacando como o suporte familiar fez a diferença em seus feitos olímpicos. A união dos irmãos Von Erich, em filme que conta com uma ótima atuação de Zac Efron, retrata como a família pode ser sua glória, mas também sua ruína.

SINOPSE:A trajetória conturbada dos inseparáveis irmãos Von Erich, que fizeram história no competitivo mundo da luta livre profissional no início da década de 1980. Dominados pelo que pai, eles colecionam triunfos e tragédias.

ONDE ASSISTIR: Para aluguel no Prime Video, Google Play, Apple TV e YouTube

"Garra de Ferro", com Zac Efron, conta a história real de uma família de lutadores (Foto: Divulgação/A24)
Garra de Ferro, com Zac Efron, conta a história real de uma família de lutadores (Foto: Divulgação/A24)

Os Reis de Dogtown (2005)

O skate é uma das modalidades que todo brasileiro deve acompanhar por causa de Rayssa Leal, que é grande esperança de medalha para o Brasil nas Olimpíadas. Mas você sabe como o esporte surgiu? Os Reis de Dogtown conta essa história. 

SINOPSE:Nos anos 70 as ruas de Venice, na Califórnia, foram palco de uma revolução no mundo do skate. Um grupo de amigos decide levar os movimentos do surf para o skate, criando movimentos agressivos e sinuosos. Treinando em piscinas vazias da cidade, eles aos poucos vão se tornando verdadeiras lendas dentro do universo do skate.

ONDE ASSISTIR: Para aluguel no Prime Video, Google Play e Apple TV

"Os Reis de Dogtown" aborda a história de como o skate se tornou um esporte (Foto: Divulgação/Columbia Pictures)
Os Reis de Dogtown aborda a história de como o skate se tornou um esporte (Foto: Divulgação/Columbia Pictures)

A Guerra dos Sexos (2017)

Homens e mulheres competem entre si nas Olimpíadas, mas separados por categorias. No entanto, em 1973, uma partida de tênis entre um ex-campeão já aposentado e a líder do ranking mundial deu o que falar. Já pensou?!

SINOPSE:Uma disputa de tênis entre o ex-campeão Bobby Riggs (Steve Carell) e a líder da classificação mundial Billie Jean King (Emma Stone) se torna centro de um debate global sobre igualdade de gêneros. Presos sob a atenção da mídia e com ideologias diferentes, Riggs tenta reviver as glórias do passado, enquanto King questiona sua sexualidade e luta pelos direitos das mulheres.

ONDE ASSISTIR: Disney+

"A Guerra dos Sexos" é estrelado por Emma Stone e Steve Carell (Foto: Divulgação/20th Century Studios)
A Guerra dos Sexos é estrelado por Emma Stone e Steve Carell (Foto: Divulgação/20th Century Studios)


Uma Equipe Muito Especial (1992)

Não muito popular no Brasil, o beisebol não estará nas Olimpíadas da França. No entanto, Uma Equipe Muito Especial merece ser visto por contar com um elenco cheio de astros incluindo Madonna e Tom Hanks e tratar do empoderamento feminino em uma época em que não davam muita atenção para isso.

SINOPSE:As irmãs Dottie (Geena Davis) e Mae (Madonna) entram para o time da liga feminina de beisebol, fundada durante a Segunda Guerra Mundial para manter a moral da torcida, já que os homens estavam servindo no combate.

ONDE ASSISTIR: Max

"Uma Equipe Muito Especial" mostra um time de beisebol formado apenas por mulheres (Foto: Divulgação/Columbia Pictures)
Uma Equipe Muito Especial mostra um time de beisebol formado apenas por mulheres (Foto: Divulgação/Columbia Pictures)


Arremessando Alto (2022)

Os Estados Unidos são a maior potência no basquete mundial e esse ano chegarão para a disputa das Olimpíadas com um time repleto de estrelas. Arremessando Alto mostra os bastidores da difícil jornada para chegar à NBA, e chama atenção por trazer Adam Sandler em papel dramático. 

SINOPSE:Um olheiro de basquete azarado encontra um jogador com um grande potencial e se esforça para mostrar ao mundo que os dois merecem chegar à NBA.

ONDE ASSISTIR: Netflix

"Arremessando Alto" traz Adam Sandler em papel dramático (Foto: Divulgação/Netflix)
Arremessando Alto traz Adam Sandler em papel dramático (Foto: Divulgação/Netflix)


Jamaica Abaixo de Zero (1993)

OK, o bobsled, esporte mostrado em Jamaica Abaixo de Zero, um clássico da Sessão da Tarde, não é uma modalidade presente nas Olimpíadas de Verão, mas a mensagem de inspiração que ele traz serve para qualquer atleta olímpico. Além disso, essa é uma história real!

SINOPSE:Nas Olimpíadas, Irwin Flitzer (John Candy) desgraçou a si mesmo quando colocou pesos extras no seu time de trenó, fazendo com que ele tivesse de devolver sua medalha de ouro.

Alguns anos depois, Derice Bannock (Leon Robinson), filho de um antigo amigo de Irwin, fracassa para se classificar como velocista para a prova de 100 metros nas Olimpíadas, por causa de um estúpido acidente. Mas quando Derice descobre que Flitzer também vive na Jamaica, ele decide ir para as Olimpíadas de qualquer jeito, não como um corredor mas liderando uma equipe de trenó.

ONDE ASSISTIR: Disney+

"Jamaica Abaixo de Zero" traz uma mensagem de inspiração para todos os competidores olímpicos (Foto: Divulgação/Buena Vista Pictures)
Jamaica Abaixo de Zero traz uma mensagem de inspiração para todos os competidores olímpicos (Foto: Divulgação/Buena Vista Pictures)


Mais Forte que o Mundo - A História de José Aldo (2016)

O UFC é uma organização de artes marciais que ganhou fama no Brasil com lutadores como Anderson Silva, Vitor Belfort e José Aldo. Este último ganhou um filme sobre a sua história de vida protagonizadopor José Loreto. Muitas das artes marciais presentes no UFC estão representadas nas Olimpíadas, como o boxe e a luta livre.

SINOPSE:A história do primeiro campeão peso-pena do UFC. José Aldo (Loreto), rapaz de família pobre, marcado pela violência doméstica, deixa o Amazonas e vai para o Rio de Janeiro em busca de uma chance como atleta.

ONDE ASSISTIR: Netflix

"Mais Forte que o Mundo" conta a história de José Aldo, primeiro campeão peso-pena do UFC (Foto: Divulgação/Paris Filmes)
Mais Forte que o Mundo conta a história de José Aldo, primeiro campeão peso-pena do UFC (Foto: Divulgação/Paris Filmes)


Somos Marshall (2006)

Superação é uma das palavras mais utilizadas quando falamos em Olimpíadas. Somos Marshall vai além da superação, mostrando que a união faz a força e que ninguém chega ao topo sozinho.

SINOPSE:Em 1970, a Universidade Marshall e a pequena cidade de Huntington, na Virgínia, se chocam quando 75 dos jogadores de futebol da escola e funcionários morrem em um acidente de avião. O novo treinador, Jack Lengyel (Matthew McConaughey), chega à cena em março de 1971 determinado a reconstruir Marshall Thundering Herd e, no processo, curar uma comunidade em luto.

ONDE ASSISTIR: Para aluguel no Prime Video, Google Play, Apple TV e YouTube

"Somos Marshall" apresenta uma belíssima história de superação (Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures)
Somos Marshall apresenta uma belíssima história de superação (Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures)