Especialista detalha o procedimento clínico da frenectomia que Ravi, filho de Viih Tube, enfrentará ainda muito bebê; saiba os detalhes
Publicado em 23/01/2025, às 13h01 - Atualizado em 24/01/2025, às 11h44
O recém nascido Ravipassará pelo mesmo procedimento que sua irmã Luarealizou, que é considerado comum em muitos bebês, a frenectomia. A influenciadoraViih Tube revelou que seus filhos tiveram o mesmo diagnóstico da conhecida “língua presa”. A especialista em desenvolvimento infantil, Dra. Ligia Conte explicou como funciona esse tratamento e quais as preocupações que é preciso ter durante a infância.
Em entrevista à CARAS Brasil, a fisioterapeuta e especialista no desenvolvimento das crianças detalhou o procedimento que é comum em muitos pequenos nesta faixa etária. A frenectomia corrige a anquiloglossia, um tecido que reduz o movimento natural da língua humana. Por isso, seu nome também é conhecido popularmente como língua presa. O tratamento é rápido e não tem grande complexidade em seu processo, mas é importante para os pequenos.
Segundo a médica, a criança que não foi submetida a frenectomia quando bebê pode ter alguns problemas de saúde durante seu crescimento: "Muitas famílias recebem o diagnóstico de ‘língua presa’ sem a devida orientação sobre os cuidados necessários. Essa condição pode levar à dificuldades na amamentação, sono, digestão, problemas ortodônticos, alterações motoras e até desvios posturais", explicou ela.
"Com um diagnóstico precoce e a intervenção adequada, os impactos na vida da criança e na vida adulta podem ser minimizados, além de muitos sofrimentos hoje normalizados na maternidade, como a dor ao amamentar e o desmame", disse Lígia como uma forma de diminuir os efeitos dessa condição quando adultos.
A língua presa pode ser percebida pelos responsáveis quando o bebê apresenta dificuldades em amamentar. Ele pode ficar irritado frequentemente, ter problemas de postura, excesso de gases e não conseguir digerir alimentos com facilidade. Ao notar esses sintomas é preciso procurar um médico para analisar e identificar as causas, além de indicar o tratamento mais adequado.
A especialista também explicou o procedimento que será realizado no filho da influenciadora. É usado anestesia local e a retirada do tecido que sobra é feita com uso de equipamento de laser. Além disso ela reforçou que é preciso uma reabilitação com fisioterapia especializada e em seguida tratamento com fonoaudióloga. “Muitos bebês simplesmente são submetidos ao “pic”, sem reabilitação na sequela, o que traz ainda mais danos, e é por isso que muitas famílias chegam até nós meses após o diagnóstico”, finalizou a profissional da saúde.
Leia também: Fechou a fábrica? Viih Tube toma decisão radical e Eliezer comemora: ‘Marido feliz’