Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / SAUDADE

Há dois anos morria Pelé; craque do futebol era também compositor musical

Neste domingo, 29, faz dois anos da morte do grande nome do futebol brasileiro, Pelé; relembre curiosidades sobre o craque

Pelé - Foto: Arquivo AT
Pelé - Foto: Arquivo AT

Neste domingo, 29, faz dois anos da morte do grande craque do futebol brasileiro, Pelé, em decorrência do câncer de cólon que havia sido diagnosticado um ano antes. Sua vida e carreira foram assunto durante toda a sua trajetória pública e seu nome segue sendo referência no esporte, porém o que nem todo mundo se recorda é que o craque também era compositor musical.

Pelé tinha a música como uma de suas grandes paixões e chegou a compor um grande sucesso com Jair Rodrigues, Cidade Grande, lançada em 1981. A letra que diz: ‘Abre a porteira que eu quero entrar, cidade grande me faz chorar', marcou época e mostra a sensibilidade dos compositores ao falar sobre a roça e a cidade grande. 

Em entrevista a Marco Bezzi, do Estado de S. Paulo, em 2009, Pelé lembrou que tinha faixas “com o Sergio Mendes, Wilson Simonal, Wando, Elis Regina, com o Gilberto Gil, o Jair Rodrigues. Até a Maria Alcina gravou música minha.”, e ao que tudo indica o craque tinha compôs mais de 100 canções ao longo de sua vida. 

Em 2006, ele lançou o disco autoral, focado no samba, entitulado Peléginga, com os hits Meu Legado, Ginga e Sou Brasileiro

RELEMBRE A CARREIRA DE PELÉ

Nascido no ano de 1940 na cidade de Três Corações, no interior de Minas Gerais, Pelé começou a jogar futebol no interior de São Paulo, na cidade de Bauru.

Aos 16 anos, entrou para o Santos, onde ficou por 17 anos e fez carreira. Foi nesse período que se consagrou como o maior jogador da história do Brasil, estabelecendo recordes. Em 1975, chegou a ir jogar fora do Brasil, no New York Cosmos, mas se aposentou apenas dois anos depois.

Pelé fez fama por chutar bem com ambos os pés e conseguir driblar muito bem os oponentes em campo. O sucesso nos gramados o tornou o nome mais famoso do futebol mundial, visto amplamente como o melhor do mundo ao longo da história.