Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / COMO ASSIM?

Internado, Evaristo Costa diz que foi alvo de erro médico: "Tinha força para nada"

Evaristo Costa diz que foi alvo de erro médico, recebe diagnóstico incorreto e faz desabafo difícil sobre seu atual estado de saúde; veja

Laura Vicaria

por Laura Vicaria

lvicaria@editoracaras.com.br

Publicado em 16/01/2024, às 20h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Internado, Evaristo Costa diz que foi alvo de erro médico: "Tinha força para nada" - Reprodução/Instagram
Internado, Evaristo Costa diz que foi alvo de erro médico: "Tinha força para nada" - Reprodução/Instagram

O jornalista Evaristo Costa segue internado na Inglaterra e, nesta terça-feira (16), contou ao público que recebe o diagnóstico errado por anos. Segundo o ex-âncora do Jornal Hoje, ele foi diagnosticado com gastrite quando, na verdade, possui Doença de Crohn. Foi essa patologia, inclusive, que causou a hospitalização do comunicador.

Em bate-papo com os seguidores, ele foi questionado sobre como descobriu a doença. "Achei super importante essa pergunta, ninguém tinha me feito ainda. Por isso, resolvi parar para respondê-la porque pode acontecer com muita gente o que aconteceu comigo, que é o diagnóstico errado", começou ele.

Uma vez que os sintomas começaram a surgir, Evaristo não deu muita atenção: "Achei que era alimentação errada, que o problema se resolveria com o tempo e não foi bem assim. Comecei com episódios de diarréia. Eu ia ao banheiro 15, 20, 30 vezes ao dia. Alguns momentos, diarreia e sangue. Comecei a perder peso. No meu caso, uma dor terrível, uma queimação na parte inferior da minha barriga. Barriga sempre inchada, dolorida, alta produção de gases e todos esses sintomas pioraram durante durante a noite. Eu dormia sentado porque era mais confortável".

Foi então que o jornalista sentiu a imunidade muito baixa e resolveu buscar ajuda: "O que realmente me levou ao médico foi que eu perdi as minhas forças. Eu não tinha força para nada, para me levantar da cama, caminhar, andar de bicicleta, levar minhas filhas na escola e, quando procurei o médico, ele me diagnosticou com gastrite. Por um ano, ele me tratou como se eu tivesse gastrite".

"Eu dizia para ele: ‘Doutor, cada vez que eu tomo comprimido para gastrite aumenta minha dor na barriga e não é na altura do estômago, é mais para baixo’. Até que em 2020, ele resolveu investigar e chegou ao diagnóstico de Doença de Crohn. A minha doença não é considerada severa, ela é moderada. E meu objetivo agora é fazê-la entrar em remissão para evitar episódios como esse, uma sepse urinária", seguiu.

ENTENDA O QUE ESTÁ ACONTECENDO

O jornalista Evaristo Costa, de 47 anos, continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em Cambridge, na Inglaterra, onde mora. Ele sofre de Doença de Crohn, uma inflamação crônica do intestino, que se agravou nos últimos dias e causou uma infecção.

Em suas redes sociais, o ex-apresentador da Globo e da CNN Brasil vem compartilhando sua rotina no hospital desde a última sexta-feira (12), quando foi internado com fortes dores abdominais, diarreia, febre e perda de peso. “Isso tudo me leva a fraqueza, fadiga”, escreveu ele.

Veja: