Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / Teatro

Isabel Teixeira homenageia Jandira Martini com última peça da atriz: “A conheci por dentro”

Isabel Teixeira está em cartaz com a última peça de teatro escrita por Jandira Martini, atriz que faleceu em janeiro deste ano

por Guilherme Rodrigues

Publicado em 09/09/2024, às 16h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Isabel Teixeira e Jandira Martini - Flora Negri/Divulgação/Globo
Isabel Teixeira e Jandira Martini - Flora Negri/Divulgação/Globo

No dia 29 de janeiro de 2024, Jandira Martini morreu aos 78 anos em decorrência de um câncer no pulmão. Marcos Caruso, amigo da artista, tinha gravações de Elas por Elas agendada para o dia, e resolveu não cancelar o trabalho.

“Ele chegou e falou, ‘eu vim trabalhar em homenagem a Jandira, uma operária da nossa arte’. E aí fizeram uma coisa de adiantar as cenas dele, ele pegou avião e no dia seguinte estava nos estúdios gravando”, revelou Isabel Teixeira em entrevista à Contigo!.

A atriz, que veio do sucesso estrondoso como Maria Bruaca de Pantanal, vivia a vilã Helena no enredo das 18h e se tornou amiga de Caruso, quem admirava desde os 10 anos de idade, quando iniciou a sua carreira. O astro resolveu então mostrar Jandira, a peça que Martini desenvolvia na qual contava sobre a sua batalha contra a doença.

“O Caruso (que dirige o espetáculo) me chamou para ler a peça. Quando terminou a leitura, eu falei que queria fazer, eu tive essa certeza”, recordou Teixeira, que em pouco mais de uma hora apresenta ao público uma viagem comovente dos últimos meses de vida da veterana, com uma grande pitada de existencialismo regado a humor, lembranças, delírios e emoção.

“Não conheci a Jandira. Não conversei, só a vi trabalhando. Tudo que veio dela foi de amigos próximos. Eu aprendi a Jandira e não existe uma preocupação em minimizar a Jandira enquanto gesto e corpo, mas tem uma coisa da palavra. Eu conheci a Jandira por dentro, pela palavra da dramaturgia dela”, apontou Isabel.

Em cartaz desde julho e viajando o país, a atriz passou a ter um retorno surpreendente dos fãs. “A peça tem pulsão de vida, é pra cima. Vejo as pessoas tocadas, pensando nelas próprias, eu acho isso uma função primeira do teatro. Você vai para se identificar e pensar na própria vida. Então a peça chega por aí nas pessoas e traz pulsão de vida. A gente está aqui, mas passa”, refletiu Teixeira.