Em entrevista à Revista CARAS, Isabelle Nogueira relembra sua participação no BBB e fala da importância cultural do Festival de Parintins
Isabelle Nogueira ficou marcada no BBB 24 como símbolo da força e cultura amazonense. Como cunhã-poranga do Boi Garantido, a artista ajudou a difundir os costumes do Amazonas para o grande público do reality show. Em entrevista à Revista CARAS, ela desabafa sobre a ausência do Festival de Parintins na TV nesse ano: "O Amazonas existe", declara.
"Pena que não tivemos uma transmissão na TV aberta, mas foi muita gente assistindo no YouTube. Esse ano foi o recorde, nós tivemos mais de 120 mil visitantes em Parintins, teve um giro na economia, de hospedagem e restaurante de 300%", relembra Isabelle Nogueira.
A transmissão do Festival teria sido feita pela Globo, que chegou a anunciar a exibição. Porém, a emissora precisou cancelar após não fechar o acordo com a TV A Crítica, canal local que tem contrato para o evento até 2025. Mesmo assim, a dançarina celebra a visibilidade que trouxe para a festa através de sua participação no reality show global.
Leia também: Isabelle Nogueira relembra vida difícil e revela transformação: 'Heroína da minha história'
"Na 19ª Mostra de Artesanato, os artesãos venderam 81% a mais do que todos os outros anos. O dinheiro voou, graças a Deus, e o povo merece. Sou grata de ter apresentado minha cultura", completa a também influenciadora digital.
"Fico grata com o reconhecimento do povo, pelo carinho, por ser respeitada e pela minha voz ter credibilidade. Recebo vídeos de crianças dançando boi-bumbá nas escolas do Brasil inteiro, tocando minha toada, fazendo a flecha, se pintando com o grafismo indígena. Resgatamos o orgulho amazonense, da nossa ancestralidade indígena, da nossa cultura, das nossas gírias, da nossa culinária."
Nogueira diz que sua atitude foi apenas "uma gota no oceano" e que sabe que muitas pessoas fortaleciam seu discurso sobre a cultura enquanto estava no reality global. "Nós demos um grito gigante para o Brasil de que o Amazonas existe e é multicultural."
"Soube que, às vezes, achavam que eu era um personagem e aqui fora as pessoas que são amazônidas, e vivem a essência como eu, confirmavam o que, de fato, nós somos. Esse povo me fortaleceu lá dentro, então a vitória é minha com o povo amazonense. Me sinto campeã em todas as áreas, inclusive na financeira, glória a Deus, estou trabalhando muito."
Leia mais em: Isabelle adia aposentadoria como cunhã-poranga e anuncia mudança de carreira; saiba qual
Ver essa foto no Instagram