A atriz Dira Paes, de 55 anos, se abre e desabafa sobre maternidade real, amadurecimento e autoestima; ela é mãe de dois meninos
Publicado em 09/04/2025, às 13h45
Durante sua passagem no maior evento de moda do Brasil, o São Paulo Fashion Week (SPFW), na última terça-feira (8), a atriz Dira Paes, 55, expressou seus sentimentos sobre a maternidade e como a experiência a transformou mudou sua visão sobre o mundo mais de uma vez.
A artista é mãe de dois meninos, Inácio, 16, e do pequeno Martim, 8, e criou os filhos ao lado do pai deles, o diretor de fotografia Pablo Baião, com quem tem uma relação estável desde 2006.
Paes não vê a gravidez e o desenvolvimento maternal apenas como um processo de mudança biológico, mas também como uma mudança de aprimoramento pessoal e emocional. “Para mim, a maternidade foi uma segunda chance na vida, como se você pudesse recomeçar e fazer melhor do que você fez”, iniciou ela em entrevista à CNN.
Ela também encara o processo com cada filho de uma maneira única e ressalta como a humanização da figura materna é importante. “A cada filho, é como se eu tivesse uma chance de fazer melhor, de ir além de mim mesma e não tentar ser a super-heroína, mas tentar amar sem sufocar, e ter limite porque tudo que é demais faz mal”, pontou e finalizou: “Então a gente tem saber dosar até o amor”.
Dira Paes é conhecida nas telonas e telinhas por sua versatilidade na atuação. Popular por seus papéis na TV em A Diarista (2004-2007) e Salve Jorge (2012), ela também fez sucesso no cinema com longas como Ó Paí Ó (2007) e Pureza (2022). Manas, mais novo filme estrelado pela atriz, chega aos cinemas no próximo dia 15 de maio.
No SPFW, Dira desfilou em uma das passarelas do evento de moda e aproveitou para falar da relação que tem com seu corpo. “Eu me considero uma mulher livre e a maturidade traz essa liberdade de você saber o que você gosta e sobre as suas escolhas também”, afirmou.
“Eu venho do calor então, o corpo não é o lugar da perfeição, ele é o lugar da saúde e da disposição. Eu gosto de transmitir isso, a disposição do meu corpo para a vida”, definiu a paraense, e acrescentou que isso vai para além do corpo e que a beleza está também em um olhar verdadeiro e um sorriso bonito.
View this post on Instagram
Leia mais: Paolla Oliveira abre o jogo sobre a pressão para tornar mãe aos 42 anos: ‘Senti vergonha’