Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / GRAVE

Maíra Cardi pode ter detonado a saúde ao fazer jejum de 9 dias: “Riscos exponenciais”

Especialista explica como Maíra Cardi pode ter prejudicado a própria saúde ao ficar sem comer por tanto tempo; entenda os riscos da prática

Redação Contigo! Publicado em 08/07/2024, às 14h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maíra Cardi pode ter detonado a saúde ao fazer jejum de 9 dias: “Riscos exponenciais” - Reprodução/Instagram
Maíra Cardi pode ter detonado a saúde ao fazer jejum de 9 dias: “Riscos exponenciais” - Reprodução/Instagram

Na semana passada, Maíra Cardiestava fazendo um jejum que apenas terminou no nono dia sem ingestão de alimentos. Ela compartilhou em suas redes sociais todo o processo e, aparentemente, o propósito da ação foi puramente religioso. Apesar de ter se mostrado tranquila e saudável após os longos dias sem comer, a influenciadora fitness pode ter prejudicado gravemente sua saúde.

Para entender melhor a situação, a CONTIGO! conversou com o nutricionista Lucas Fortunato, especialista na alimentação obstetrícia, pediatria e adolescência. Segundo ele, o jejum intermitente é muito comum na realidade de quem quer perder peso, mas pode apresentar diversas consequências.

“Existem vários riscos exponenciais à saúde e o principal deles é a hipoglicemia, que é a baixa de glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia de nosso cérebro”, contou ele. 

Apesar do jejum ser até mesmo aconselhável para os processos de perda de gordura, é necessário dosar a falta de alimento: “O jejum intermitente é uma estratégia para emagrecimento e cada pessoa sabe regular suas necessidades, porém, nunca maior que 12h, pois após esse tempo o nosso organismo começa a degradar células de proteína para gerar a energia para o corpo”.

Além disso, Fortunato falou sobre algumas pessoas que possuem maior tolerância ao jejum por terem mal-estar ao comer alguma refeição. Nestas condições, é preciso procurar um especialista: “Nesse caso, é indicado o jejum dessa refeição e incluir a ingestão de alimentos com um maior aporte calórico na próxima refeição, assim terá a compensação calórica, porém, não é qualquer pessoa que pode tomar essa iniciativa, principalmente sem a orientação de um profissional”.

Mas, no geral, o jejum é uma prática evitável. Ao invés de ficar sem comer, o nutricionista indica outras atitudes que ajudam na perda de peso: “Existem diversas alternativas de jejum, quem podem ser consumidos tipos de alimentos com baixíssimo aporte calórico, como saladas cruas de folhosos por exemplo, onde geram saciedade pelas fibras dessas folhas e não agregam quantidade significativa de calorias para ser considerada. Ou o jejum tradicional que se dá pela não ingestão de nenhum tipo de alimento e controlando o consumo calórico quando ingerido algo para não haver um consumo elevado de alimentos calóricos”.

MAÍRA CARDI COLOCA FILHA PARA VENDER BOLO

No último sábado (06), a influenciadora Maíra Cardi revelou ter colocado a filha Sophia Aguiar para vender bolo no condomínio em que vivem. A atitude vem dias depois da herdeira viralizar ao dizer que o cozinheiro da família tinha um "celular de pobre".

A ex-mulher de Arthur Aguiar contou que a ideia veio do atual marido, Thiago Nigro. O empresário fez um acordo com a enteada: ela pegará o dinheiro que ganhou para fazer bolos, vendê-los e multiplicar a grana inicial.