Em entrevista à Contigo!, o Dr. Gustavo Oliveira Lima, nutrólogo de Ratinho, atualiza sobre saúde do apresentador após o processo de emagrecimento
Publicado em 11/04/2025, às 16h55 - Atualizado em 13/04/2025, às 11h29
Carlos Roberto Massa, o Ratinho, de 69 anos, chocou nesta semana ao revelar os resultados que tem alcançado em seu processo de emagrecimento e detalhou os principais desafios e conquistas da jornada. Em entrevista à Contigo!, o nutrólogo Dr. Gustavo de Oliveira Lima, médico responsável pelo caso do apresentador do SBT, entrega sobre a perda de peso do comunicador.
Nas redes sociais, Ratinho confessou que emagreceu 12 quilos e isso mudou sua minha vida. O apresentador afirmou que o processo de emagrecimento também favoreceu a saúde: "Não sinto mais dores no meu joelho".
À Contigo!, o Dr. Gustavo Oliveira, médico responsável pelo caso, explica que o tratamento do apresentador segue a mesma linha que o especialista aplica com seus pacientes: personalizado, individualizado e focado nas reais necessidades de cada um. O nutrólogo detalha sobre o processo.
"Ele veio até mim com o objetivo de perder peso — cerca de 6 a 8 kg —, mas não por estética, e sim por saúde. Ele sofria com dores articulares e um desgaste avançado no joelho". O Dr. Gustavo fala sobre este sintoma apresentado por Ratinho.
"Já havia feito uma cirurgia em um dos joelhos, que estava ótimo, sem dor, mas o outro ainda causava bastante incômodo. Como ele estava programando uma nova cirurgia para o início de 2025, queria emagrecer para reduzir a sobrecarga no joelho e facilitar o pós-operatório.
Segundo o nutrólogo, de forma geral, o tratamento do Ratinho foi muito completo. Onde a equipe utilizou compostos para potencializar a queima de gordura visceral, especialmente a gordura no fígado, que está ligada a riscos como infarto, AVC, diabetes e pressão alta.
O famoso revelou ter usado medicamento aprovado para tratar diabetes tipo 2, para perder peso. O Dr. Gustavo explica que o apresentador já tinha usado este tratamento antes, mas não teve grandes resultados.
"Descobrimos, nos exames, que ele tinha um déficit de testosterona, comum em homens acima dos 50 anos. Iniciamos a reposição hormonal, que ajudou a manter a massa muscular, aumentar a energia, disposição, força e melhorar o sono e o humor", afirma.
"Ele emagreceu com saúde, perdendo gordura e mantendo a massa muscular. Com isso, as dores articulares que o acompanhavam há anos praticamente desapareceram. Além disso, ganhou mais energia, disposição e bem-estar. Hoje, Ratinho afirma estar na melhor fase da vida, tanto física quanto mentalmente, com mais vitalidade, sem dores", finaliza o Dr. Gustavo ao falar avaliar o caso do apresentador Ratinho.
Leia mais em: Ratinho faz raríssima aparição com esposa e netos: 'Amores da minha vida'
Ver essa foto no Instagram