Coreógrafa e referência da dança brasileira, Carlota Portella morre aos 74 anos; causa da morte ainda não foi divulgada
A dança brasileira perdeu um de seus grandes nomes. Carlota Portella, renomada coreógrafa e professora, faleceu neste sábado (31) aos 74 anos. A notícia foi divulgada no Instagram pela escola de dança que ela fundou no Rio de Janeiro, The Jazz. A causa da morte ainda não foi informada, e o velório será realizado na própria escola, com o sepultamento marcado para este domingo (1º).
Carlota começou a estudar balé aos 8 anos e, anos depois, se apaixonou pelo jazz durante um período de estudos na França. Ao longo de sua carreira, brilhou nos palcos e conquistou prêmios importantes, como o Bonnie Bird Choreography Fund pela coreografia de "Grito", inspirada na luta de Nelson Mandela.
Entre seus trabalhos marcantes, estão a coreografia da abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro e sua participação como jurada em festivais de dança, incluindo o "Dança dos Famosos" em 2017.
Nas redes sociais, muitos colegas do mundo da dança e da televisão prestaram suas homenagens a coreógrafa. Fátima Bernardes, que teve Carlota como professora, foi uma das primeiras a lamentar a perda.
"Acordei neste sábado com a notícia da morte de Carlota Portella. Que triste! Por acreditar no que ela pregava, que quem dança é mais feliz, voltei para as aulas de dança em 2013. Carlota dedicou sua vida à dança. Formou vários profissionais. Meus sentimentos para a família, amigos e companheiros da dança", escreveu a apresentadora.
Outros artistas, como a diretora artística Fernanda Chamma e o coreógrafo Carlinhos de Jesus, também expressaram sua tristeza. Carlinhos, em especial, destacou a importância de Carlota para a dança brasileira e anunciou que dedicará seu espetáculo “Resenha com Carlinhos de Jesus” em sua memória.
"LUTO NA DANÇA!!! Meu coração está triste pois partiu Carlota Portella, uma das maiores representatividades da Dança no Brasil! Vai com Deus minha amiga, Papai do Céu te receba com muita luz enquanto aqui todos nós dançaremos sempre em tua homenagem e respeito!", escreveu Carlinhos.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram