Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / Luto!

Morre o maestro e compositor Marlos Nobre aos 85 anos

Marlos Nobre o maestro e compositor brasileiro, morre aos 85 anos; ele é reconhecido por mesclar música clássica e popular

Everton Henrique
por Everton Henrique

Publicado em 04/12/2024, às 15h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Morre o maestro e compositor Marlos Nobre aos 85 anos - Maria Luiza Nobre/Divulgação
Morre o maestro e compositor Marlos Nobre aos 85 anos - Maria Luiza Nobre/Divulgação

O Brasil perdeu, na segunda-feira, 2 de dezembro, um dos maiores compositores da sua história: Marlos Nobre, aos 85 anos. A notícia foi confirmada por sua esposa, Maria Luiza Nobre, mas os detalhes sobre a causa da morte não foram divulgados. Reconhecido internacionalmente por sua genialidade, Nobre foi um dos pioneiros ao integrar a música clássica com a riqueza da música popular brasileira.

TRAJETÓRIA DE SUCESSO

Sua trajetória musical começou cedo, ainda criança, no Conservatório Pernambucano de Música. Formado em piano e teoria musical, Nobre se tornou uma referência ao ser o primeiro brasileiro a reger a Royal Philarmonic Orchestra de Londres, em 1990. Sua obra é vasta, composta por cerca de 250 peças que abrangeram desde a música erudita até influências populares, sempre com uma linguagem única e inovadora.

Ao longo de sua carreira, Nobre teve a oportunidade de colaborar com grandes nomes da música mundial, como H.-J. Koellreutter, Camargo Guarnieri e Leonard Bernstein. Suas contribuições ao cenário musical foram reconhecidas com importantes prêmios, incluindo a Bolsa Guggenheim e a Ordem do Mérito Cultural do Brasil. Ele também foi presidente do International Music Council da Unesco, uma posição que reforçou sua importância no cenário musical global.

Além de sua atuação como compositor, Nobre teve uma carreira notável em funções administrativas. Foi diretor musical da Rádio MEC e do Instituto Nacional de Música da Fundação Nacional de Arte do Brasil, além de ocupar a cadeira nº 1 da Academia Brasileira de Música. Seu legado musical e cultural deixará uma marca indelével na história da música brasileira e mundial.

MORRE O ATOR PAULO GIARDINI, IRMÃO DE ELIANE, AOS 62 ANOS

O ator Paulo Giardini faleceu na madrugada desta segunda-feira (2), aos 62 anos, no Rio de Janeiro. A notícia foi compartilhada pela família por meio das redes sociais e sua irmã, a também atriz Eliane Giardini, lamentou a morte precoce do artista e abriu o seu coração em uma triste homenagem.

Qual a causa da morte de Paulo Giardini?

Paulo foi vítima de um AVC, após passar mais de um mês inconsciente. Seu velório acontecerá nesta terça-feira (3), às 9h, na Capela 1, do cemitério Memorial do Carmo, na cidade carioca. Por meio de uma publicação, a atriz compartilhou uma foto do irmão e escreveu uma mensagem. CONTINUE LENDO AQUI.