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Não mudaram nada! Voepass toma decisão contraditória após queda de avião

Voepass toma decisão após ATR-72 cair em Vinhedo e causar morte fatal de 62 vítimas; entenda o que aconteceu agora

Laura Vicaria
por Laura Vicaria
[email protected]

Publicado em 13/08/2024, às 15h47

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Não mudaram nada! Voepass toma decisão contraditória após queda de avião - Reprodução/Globo
Não mudaram nada! Voepass toma decisão contraditória após queda de avião - Reprodução/Globo

A Voepass tomou uma decisão que foi mal recebida pelo público nesta terça-feira (13). Segundo a CNN, a empresa responsável pelo avião que caiu em Vinhedo na última semana resolveu usar o mesmo modelo de aeronave para fazer a rota que resultou na morte de 62 pessoas. Ou seja, os voos que saem de Cascavel (PR) até Guarulhos (SP) seguem sendo feitos pelo ATR-72. 

Segundo a FlightAware e o FlightRadar24, a empresa fez um voo deste trajeto nesta última segunda-feira (12) que durou entre 12h19 às 14h01. Para a rota, foi utilizado um ATR 72-600, de matrícula PR-PDZ. A Voepass usa somente aviões ATR para esta frota. O avião da queda é um ATR 72-500. 

A CNN, porém, não descobriu se o voo realizado nesta semana é comercial. Ao entrar no site da Latam, parceira da Voepass, é possível ver que só há disponibilidade de voos a partir deste sábado (17).

VOEPASS TEM AUTORIZAÇÃO PARA USAR CAIXA-PRETA INCOMPLETA

A CNN entregou nesta terça-feira (13) que avião ATR-72, que caiu na última sexta-feira (9) em Vinhedo, operava com uma caixa-preta que não grava 8 informações da aeronave. De acordo com o veículo, a Voepass tinha uma autorização concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para voar com a caixa-preta "incompleta" desde 1º de março de 2023.

O pedido foi feito pela própria Voepass, que queria incluir o ATR-72 em sua frota, mas concluiu que aeronave não estava aptaa gravar todos os parâmetros operacionais exigidos pelo Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC n° 121).

Portanto, a Anac concedeu o pedido e permite que os voos feitos neste modelo não tenham oito informações importantes como funcionalidade dos freios (pressão e aplicação dos pedais direito e esquerdo), todas as forças de comando dos controles de voo (volante, coluna e pedais) e sistema de pressão hidráulica.