Aos 79 anos, poeta Antonio Cícero morre após eutanásia; ele optou pelo procedimento após ser diagnosticado com doença
Publicado em 23/10/2024, às 15h00 - Atualizado em 24/10/2024, às 09h24
O poeta e filósofo Antonio Cícero, irmão da cantora Marina Lima, faleceu na quarta-feira (23), aos 79 anos, na Suíça. O escritor optou por realizar eutanásia, prática legal no país, após ser diagnosticado com Alzheimer. A decisão foi detalhada em uma carta de despedida deixada por ele.
Conforme o documento, Antonio Cícero escolheu a morte assistida diante do avanço da doença que, segundo ele, tornou sua vida insuportável. A Academia Brasileira de Letras (ABL) informou que o corpo do poeta será cremado e não haverá cerimônia fúnebre.
Na carta, Cícero expressou: "Queridos amigos, encontro-me na Suíça, prestes a praticar eutanásia. O que ocorre é que minha vida se tornou insuportável. Estou sofrendo de Alzheimer. Assim, não me lembro sequer de algumas coisas que ocorreram não apenas no passado remoto, mas mesmo de coisas que ocorreram ontem. Exceto os amigos mais íntimos, como vocês, não mais reconheço muitas pessoas que encontro na rua e com as quais já convivi", declarou.
Ele acrescentou: "Não consigo mais escrever bons poemas nem bons ensaios de filosofia. Não consigo me concentrar nem mesmo para ler, que era a coisa de que eu mais gostava no mundo. Apesar de tudo isso, ainda estou lúcido bastante para reconhecer minha terrível situação. [...] Pois bem, como sou ateu desde a adolescência, tenho consciência de que quem decide se minha vida vale a pena ou não sou eu mesmo. Espero ter vivido com dignidade e espero morrer com dignidade. Eu os amo muito e lhes envio muitos beijos e abraços".
Antonio Cícero deixou um legado significativo na cultura brasileira, colaborando com renomados músicos como Lulu Santos, Orlando Morais e Adriana Calcanhotto. Marina Lima, sua irmã, prestou homenagem nas redes sociais com uma imagem de luto destacando os anos de nascimento e falecimento do irmão.
Além de sua atuação como escritor e poeta, Antonio Cícero também foi compositor e filósofo. Em 2017, foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras. Durante a década de 1960, em razão de conflitos políticos no Brasil, mudou-se para Londres onde concluiu seus estudos acadêmicos.
Ver essa foto no Instagram
Na última terça-feira (22), André Mussi, empresário e ex-atleta de MMA, faleceu aos 48 anos após sofrer um mal súbito durante um treino em uma academia no Rio de Janeiro, onde residia. Natural de Salvador, Mussi era reconhecido por seu papel no fisiculturismo e nas artes marciais, tanto como atleta quanto como promotor do esporte.
Vale destacar que Mussi chegou a ser socorrido e levado para uma unidade hospitalar, mas não resistiu. O enterro será realizado em Salvador, sua cidade natal, mas detalhes sobre a cerimônia ainda não foram divulgados. O atleta deixa a esposa e um filho.
Leia também: Fisiculturista de 33 anos morre após 15h desacordado em chuveiro de academia