Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / Precauções!

Preta Gil: Entenda por que cantora não pode tomar sol durante tratamento contra câncer

Saiba por que a cantora Preta Gil não pode tomar sol durante tratamento contra o câncer

Redação Contigo!
por Redação Contigo!

Publicado em 02/09/2024, às 11h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A cantora Preta Gil não pode tomar sol durante tratamento contra o câncer - Reprodução/Instagram
A cantora Preta Gil não pode tomar sol durante tratamento contra o câncer - Reprodução/Instagram

Preta Gil, que recentemente compartilhou com seus seguidores que o câncer voltou a afetar quatro partes do seu corpo, tem se mantido ativa nas redes sociais, revelando detalhes de seu tratamento. Uma das curiosidades que surgiu entre os fãs foi o motivo de a cantora não poder tomar sol durante essa fase delicada.

Em uma de suas publicações no Instagram, Preta desabafou sobre as restrições que precisa seguir. "Hoje, começo minha reabilitação fisioterapêutica. Agora não posso mais tomar sol, tenho que ficar com protetor solar o dia todo em casa, no rosto, no corpo, tentar usar manga comprida. Está frio em São Paulo e um sol, mas não posso", explicou a artista.

Mas por que o sol é um risco durante o tratamento?

Rita de Cássia Rosário Cavalheiro, oncohematologista do Hospital Santa Clara, esclareceu os motivos para a recomendação. "Durante esse tipo de tratamento, a pele pode ficar mais sensível, aumentando o risco de queimaduras solares, mesmo com uma exposição moderada", detalhou ela ao portal LeoDias. A médica acrescenta que as medicações usadas no combate ao câncer podem agredir as células da pele, resultando em uma maior sensibilidade.

A sensibilidade da pele é uma consequência comum para pacientes oncológicos. Segundo a especialista, a quimioterapia, radioterapia e outras medicações podem causar vermelhidão, ressecamento, coceira, irritação e até descamação da pele. "Em alguns casos, pode haver escurecimento do tecido, por isso é recomendado o uso de alta proteção solar, até um ano após o tratamento radioterápico", acrescentou Rita.

Apesar das restrições, a oncohematologista esclarece que pacientes oncológicos não precisam abrir mão de atividades ao ar livre, como ir à praia. "É possível, desde que haja proteção adequada e que se evite os horários de maior intensidade solar", orienta a médica.

Além do risco de queimaduras, o sistema imunológico dos pacientes oncológicos também fica comprometido, elevando as chances de desenvolver infecções como micoses e infecções bacterianas. Rita reforça a importância de cuidados redobrados:

"É fundamental manter a pele hidratada, usar chapéus e lenços, especialmente na cabeça, evitar tirar cutículas e tomar cuidado com lâminas de depilação para prevenir irritações. Após o banho, secar-se bem para evitar micoses é essencial."

Caio Blat é só amores por ex, Preta Gil: relembre namoro

O relacionamento entre o atorCaio Blat e a cantora Preta Gil, embora breve, deixou marcas profundas e é lembrado com carinho até hoje. Em meio aos relacionamentos de Preta, o namoro com Caio, que ocorreu no início dos anos 2000, é um capítulo especial na vida de ambos, provando que o amor pode se transformar em uma amizade duradoura. Relembre!